Página inicial

Notícia > Mundo

  • 09.04.2021 - 09:43

    Morre aos 99 anos o príncipe Philip


    Morreu nesta quinta-feira, aos 99 anos, o príncipe Philip, marido da rainha britânica Elizabeth II. A notícia foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, que não revelou a causa da morte. Ele tinha 99 anos.

    Sua vida durou quase um século de história europeia, começando com seu nascimento como membro da família real grega e terminando como o consorte mais antigo da Grã-Bretanha durante um reinado turbulento em que a monarquia milenar foi forçada a se reinventar para o dia 21 século.

    Ele era conhecido por suas observações ocasionalmente racistas e sexistas – e por cumprir corajosamente mais de 20.000 compromissos reais para aumentar os interesses britânicos em casa e no exterior. Ele liderou centenas de instituições de caridade, fundou programas que ajudaram crianças britânicas a participarem de desafiadoras aventuras ao ar livre e desempenhou um papel importante na criação de seus quatro filhos, incluindo seu filho mais velho, o príncipe Charles, o herdeiro do trono.

    Philip passou um mês no hospital no início deste ano antes de ser liberado em 16 de março para retornar ao Castelo de Windsor.

    “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio. “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor.”

    Philip, príncipe grego, casou-se com Elizabeth em 1947. Ele passou a desempenhar um papel fundamental na modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra Mundial e, por trás das paredes do Palácio de Buckingham, estava a única figura-chave a quem a rainha podia recorrer e em quem confiar. 

    Gazeta Brasil