Página inicial

Notícia > Municipal

  • 22.06.2023 - 18:57

    MONUMENTO ARQUEOLÓGICO: A enigmática Pedra do Ingá de pelo menos 6 mil anos


    Pedra do Ingá é uma fonte de pesquisa e turismo Pedra do Ingá é uma fonte de pesquisa e turismo

    A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais importantes do mundo. Ela está localizada no município de Ingá, no interior do estado brasileiro da Paraíba.

    Possui centenas de símbolos estranhos e “estrelas” que se estendem por sobre uma rocha de 23 metros de comprimento, com 3 metros de altura. A idade das inscrições é desconhecida, mas os geólogos estimam que a formação rochosa remonta pelo menos 6.000 anos.

    Um dos especialistas mais notáveis ​​que estudaram a Pedra do Ingá foi um brasileiro de origem italiana chamado Gabriele D’Annunzio Baraldi. Na opinião dele, a rocha representa a história do dilúvio universal escrita em uma linguagem muito semelhante ao hitita, falada no segundo milênio A.C., na atual Turquia.

    Até hoje, os arqueólogos não sabem o significado dos desenhos, que, aparentemente, retratam seres humanos, animais, e constelações. Os símbolos mais famosos da Pedra Ingá são aqueles que representam a constelação de Orion e a Galáxia Via Láctea. Especialistas referem-se à Pedra do Ingá como sendo “um monumento de arqueoastronomia excepcional, como nenhum outro no mundo”.

    Muitos defendem que a Pedra do Ingá tenha origem fenícia. As inscrições na Serra Velha não deixam dúvidas de que uma civilização avançada e desconhecida esteve por ali. A possibilidade de terem sido produzidas por índios cariri, que habitavam a região, foi descartada, pois eles desconheciam metais ou qualquer outro instrumento capaz de produzir sulcos perfeitos e polidos na rocha.

    Baraldi – considerado um dos últimos verdadeiros defensores da existência da Atlântida – pensou que fosse produto da diáspora de um povo que viveu há mais de 10 mil anos, que uma catástrofe havia afastado de seu lugar de origem. Dos descendentes da Atlântida originaram-se então as outras diferentes civilizações que se espalharam pelo globo, leste e oeste.

    Contudo, até hoje, nada conclusivo pode ser afirmado, o que existe são apenas teorias e curiosidades que rodeiam este magnífico sítio arqueológico.

    SIGA – Enigmas Fantásticos