Página inicial

Notícia > Brasil

  • 09.01.2024 - 07:30

    MILÍCIAS DIGITAIS: Ciro Gomes aponta ‘laços sólidos com o PT’ no caso Choquei


    Ex-ministro Ciro Gomes se diz vítima de ataques Ex-ministro Ciro Gomes se diz vítima de ataques

    O ex-ministro Ciro Gomes se manifestou sobre o caso da propagação de notícias falsas pela agência de marketing digital Mynd8, responsável pelo perfil Choquei, atualmente sob investigação policial. A polêmica ganhou atenção após a morte da estudante Jéssica Canedo, que foi alvo de fake news envolvendo o humorista Whindersson Nunes, divulgadas pelo perfil com mais de 20 milhões de seguidores.

    Em sua postagem no Instagram, Ciro Gomes se descreve como uma vítima frequente de milícias digitais: “Como todos sabem, um dos alvos proeminentes dessas milícias digitais fui eu. Fui – e ainda sou – vítima de uma considerável quantidade de notícias falsas, sendo alvo tanto de bolsonaristas quanto de petistas. Este cenário evidencia a capacidade desses grupos em prejudicar o ambiente democrático”.

    Ele aponta que as milícias digitais são “máquinas de destruição de reputações”, frequentemente sem punição para os criadores e divulgadores das notícias falsas. Além disso, Ciro levanta preocupações sobre a relação dessas milícias com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o governo federal, sugerindo que importantes figuras desses grupos têm laços com o PT.

    O ex-governador do Ceará não poupa críticas ao PT e aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), salientando a polarização e a desinformação que emanam de ambos os lados. Ele enfatiza a necessidade de investigação e punição das milícias digitais, especialmente aquelas financiadas com dinheiro público, incluindo recursos de partidos políticos, e insta a Polícia Federal a atuar intensamente na apuração do caso. (Hora Brasília)