Página inicial

Notícia > Brasil

  • 30.07.2013 - 07:59

    Médicos fazem protestos e paralisações hoje (30) e amanhã (31)


     Do UOL

    Em São Paulo

    Médicos de pelo menos 20 Estados prometem fazer protestos e paralisações nesta terça-feira (30) e quarta (31) contra o Programa Mais Médicos e os vetos à lei que regulamenta o exercício da medicina, o chamado Ato Médico.

    A mobilização é um "esquenta" para uma grande marcha à Brasília, planejada para o dia 8 de agosto, quando ocorrerá uma audiência pública sobre o Mais Médicos no Congresso Nacional. Após o dia 10, quando termina o cronograma de movimentos, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) irá avaliar se houve algum avanço e, se não for o caso, ameaça decretar greve por tempo indeterminado.

    Confira, abaixo, a programação dos sindicatos em cada Estado:

    Acre
    Desde o dia 23, os médicos decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado.

    Amazonas
    Hoje: Greve e manifestação, às 9h, na sede da Prefeitura de Manaus;
    Amanhã: Greve e manifestação, às 9h, na sede de Governo do Estado;

    Bahia
    Hoje: debate público no Ministério Público Federal, às 14h;
    Amanhã: feira de saúde no canteiro central da Centenário, na Barra, das 15h às 18h. Os médicos seguem em caminhada até o Farol da Barra com cartazes, faixas e panfletos abordando diversos temas ligados a melhoria da saúde pública

    Ceará
    Hoje: àss 10 horas, \'abraço\' no Hospital Geral da Fortaleza; às 16 horas, atendimento à população, panfletagem e exposição de fotos na Praça José de Alencar
    Amanhã: às 9:30 horas,  panfletagem em frente ao Hospital das Clínicas, em direção a Av. José Bastos. Às 10 horas, pediatras farão atendimento à população, na Praça do Coração de Jesus. Às 14 horas, atendimento à população, panfletagem e exposição de fotos, na Praça do Coração de Jesus. E às 16 horas, caminhada que sai da Praça do Coração de Jesus para o núcleo do Ministério da Saúde no Ceará.

    Distrito Federal
    Hoje e amanhã não serão realizadas consultas e cirurgias eletivas. Serão mantidos apenas os atendimentos de emergência e urgência. Todos os médicos – dentro e fora dos consultórios – devem usar roupas, tarjas ou laços pretos para destacar o protesto. Ao abordarem ou serem abordados pelos pacientes, devem mostrar que a classe médica repudia a gestão da saúde pelo governo da presidente Dilma Rousseff, os equívocos e consequências das medidas anunciadas. Também haverá ato público no Ministério da Saúde hoje às 15h e, amanhã, panfletagem e assembleia na AMBr (Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Lote 16) às 19 horas.

    Espírito Santo
    Além da paralisação nos dias 30 e 31, a programação do movimento inclui mobilização de médicos pelas redes sociais, envio de e-mails para toda a categoria, panfletagem, publicação de vídeos denúncia na internet e a participação de residentes e acadêmicos de medicina num grande ato público. Hoje haverá blitz em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e, amanhã, ato público com concentração em frente ao CRM-ES

    Goiás
    A paralisação começa à zero hora da próxima terça-feira (30), e termina à meia-noite de quarta-feira (31). Durantes esses dias todos os atendimentos eletivos do SUS, convênios e particulares, devem ser suspensos, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência, as evoluções de pacientes internados, plantões de UTI, plantões de regulação de urgência e transplantes. Para amanhã está prevista uma manifestação no Paço Municipal de Goiânia, às 15 horas.

    Maranhão
    Hoje: passeata às 9 horas do Hospital Dutra - HUUFMA ao Hospital Djalma Marques (Socorrão 1), no Centro, passando em frente do Hospital Materno Infantil, Hospital Português  e pela Santa Casa de Misericórdia.

    Mato Grosso
    As entidades médicas do estado de Mato Grosso (AM-MT, CRM-MT E SINDIMED-MT) decidiram pela mobilização no dia 30, com camiseta de protesto e diálogo com pacientes. Já na quarta haverá paralisação, com assembleia às 14 horas no CRM e às 16 horas, manifestação.

    Mato Grosso do Sul
    Os médicos de Mato Grosso do Sul paralisarão o atendimento ambulatorial nas redes pública e privada dia 31 deste mês (quarta-feira). No mesmo dia da paralisação, os médicos da Capital estarão na praça Ary Coelho, a partir das 9 horas, realizando orientações à população em diversas áreas de especialidades médicas.

    Minas Gerais
    Os médicos foram convocados para paralisação do atendimento nos setores público e suplementar, exceto as urgências e emergências, para os dias. Nesta quarta haverá concentração dos médicos no CRMMG às 17 horas e passeata até a sede da AMMG

    Pará
    Hoje haverá uma \'Assembleia da Resistência\' que discutirá exclusivamente o veto ao Ato Médico e o programa Mais Médicos. Serão decididas ações e estratégias de resistência aos ataques que têm sido desferidos contra a categoria.

    Paraíba
    Hoje: assembleia às 9 horasno CRM
    Amanhã: sessão especial às 10 horas na Assembleia Legislativa para debate sobre o programa "Mais Médicos" com os deputados.

    Paraná
    Os médicos voltarão a paralisar suas atividades. Hoje haverá concentração de médicos, residentes e estudantes de medicina às 9:30 h na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, para um ato público da categoria. À tarde, distribuídos em diversos pontos de concentração popular da cidade, os médicos farão a distribuição de panfletos. O ato junto à população será repetido nos períodos na manhã e da tarde desta quarta.

    Pernambuco
    Hoje e amanhã, os médicos de Pernambuco irão suspender os serviços eletivos públicos e privados, resguardando os atendimentos das emergências, urgências, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, hemodiálise e afins. Hoje haverá blitz nas unidades de saúde do Estado, com o objetivo de identificar pacientes que estejam aguardando transferência, para leitos de enfermaria, de cirurgia e de UTI, além de mostrar o deficit estrutural dos serviços. Os dados serão encaminhados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Amanhã haverá mutirão de atendimentos no Memorial da Medicina, Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby, 08h às 14h.

    Piauí
    Hoje e amanhã os médicos devem trabalhar tanto em vínculo privado como público usando o adesivo "Orgulho de ser médico!" e entregarão aos pacientes a "Carta Verdade" elaborada pelas Entidades Médicas, relatando a verdade sobre o impasse entre médicos e o Governo Federal.

    Rio de Janeiro
    Paralisações hoje e amanhã, mantendo somente os atendimentos de urgência e emergência Hoje haverá doação de sangue às 9 horas no Hemorio e, às 11 horas, ato público no Hospital Souza Aguiar e passeata até a Prefeitura. Amanhã haverá ato público na Cinelândia às 11 horas e passeata até o Ministério da Saúde e, depois, até a Alerj.

    Rio Grande do Norte
    Médicos paralisarão atividades nos dias 30 e 31 de julho. Hoje haverá manifestação às 8:30 horas no Hospital Walfredo Gurgel, seguido de caminhada até a governadoria.

    Rio Grande do Sul
    Hoje, o movimento deve atingir 50% dos serviços não urgentes na capital e em pelo menos nove outras cidades gaúchas. A expectativa é de que as direções dos serviços providenciem reagendamento dos atendimentos. Postos de urgência e emergência não serão afetados.

    Rondônia
    Paralisação hoje e amanhã.

    São Paulo
    Nesta quarta, os médicos farão manifestação às 16 horas em frente à Associação Paulista de Medicina (Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278), seguida de passeata em direção à Avenida Paulista. O encerramento será na sede do Cremesp (rua Consolação, 753).

    Santa Catarina
    Paralisação nesta quarta. A suspensão de atendimentos está prevista para a rede pública e privada e só não ocorrerá em casos e locais de urgências/emergências e tratamentos que não possam ser interrompidos. Estão previstos diversos atos públicos em várias cidades. Em Florianópolis, por exemplo, haverá enterro simbólico de ministros no Ponto Chic (entre esquina da Felipe Schmidt com a Trajano) às 10 horas. Em Itajaí, os médicos farão passeata a partir das 11 horas da Univali ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.

    Sergipe
    Paralisação hoje e amanhã.

     

    Tocantins
    Paralisação dia 31.