Página inicial

Notícia > Brasil

  • 10.04.2014 - 04:40

    Lula cobra Dilma e diz que economia podia estar melhor


     Do BOL, em São Paulo

    • Ricardo Stuckert/Instituto Lula

      O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva concedida a blogueiros no Instituto Lula, em São Paulo, na manhã desta terça-feira

      O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva concedida a blogueiros no Instituto Lula, em São Paulo, na manhã desta terça-feira

    Em entrevista a nove blogueiros no Instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou o seu descontentamento com o atual cenário econômico do país. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, ele declarou que Dilma Rousseff terá que explicar na próxima campanha à Presidência como fará para reanimar a economia brasileira.

    "Nós poderíamos estar melhor, e a Dilma vai ter que dizer isso na campanha claramente: como é que a gente vai melhorar a economia brasileira", afirmou o ex-presidente.
     
    Lembrando países ricos, como os Estados Unidos e os membros da União Européia, que enfrentam dificuldades para superar os efeitos da crise econômica de 2008 e 2009, Lula ponderou: "A economia brasileira não está crescendo a 5% como nós gostaríamos, mas qual economia está crescendo como a brasileira?", questionou. O ex-presidente citou a China, mas observou que "é mais fácil fazer economia na China que num país democrático".
     
    Lula também comentou a recente pesquisa divulgada pelo Datafolha, em que a aprovação ao governo Dilma caiu de 41% para 36%desde o fim de fevereiro. Além disso, as intenções de voto foram de 44% para 38%.
     
    "Dilma tem condições políticas e técnicas para fazer o Brasil avançar. Eu já cumpri com minha tarefa, já me dou por realizado", afirmou o ex-presidente, que descartou uma nova candidatura à Presidência e classificou como boatos as notícias sobre empresários e políticos petistas que preferem o seu nome na disputa presidencial nas eleições de outubro. 
     
    "Não sou candidato e não tenho como ir em cartório registrar que não sou candidato. Minha candidata é a Dilma e se vocês [blogueiros] puderem contribuir para acabar com essa boataria toda, ajudarão a democracia desse país", declarou.
     
    Durante a entrevista, o ex-presidente voltou a defender mecanismos de regulação dos meios de comunicação, acusando-os de tratar Dilma de maneira desrespeitosa e de fomentar intrigas entre ele e sua sucessora.
     
    "Tentaram me derrubar em 2005, mas enfrentamos. Tentaram fazer a Dilma brigar comigo. Quando ela ganhou, tentaram se apoderar dela e quiseram fazê-la minha inimiga, dizer que o Lulinha estava fora", comentou.
     
    "Temos que retomar com muita força essa questão da regulação dos meios de comunicação do país", completou o ex-presidente. "Quando vejo o tratamento a Dilma, é de falta de respeito e de compromisso com a verdade. Não é possível que [a mídia] não se manque que o telespectador está percebendo", disse o ex-presidente.
     
    Durante o seu mandato, um projeto de regulação dos meios de comunicação foi elaborado, mas não seguiu adiante no governo Dilma e até hoje não foi encaminhado ao Congresso.

    (Com informações da Folha de S.Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/btm3FG