Página inicial

Notícia > Brasil

  • 01.02.2024 - 06:48

    Líderes do Senado pedem o fim do foro privilegiado e cobram ação de Pacheco após Operações da PF


    Na manhã desta quarta-feira (31), líderes do Senado se encontraram com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional, para exigir uma defesa mais assertiva do Legislativo frente às recentes operações policiais direcionadas a parlamentares da oposição, incluindo buscas nos gabinetes do Congresso. O grupo entregou um documento a Pacheco, pedindo uma articulação com a Câmara dos Deputados para avançar na votação que propõe o fim do foro privilegiado.

    A reunião contou com a presença de vários senadores, entre eles Rogerio Marinho (PL-RN), Carlos Portinho (PL-RJ), e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O encontro também teve a participação surpresa do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), recentemente alvo de uma operação da Polícia Federal, embora ele não tenha se pronunciado na coletiva de imprensa subsequente.

    Os senadores buscam estabelecer uma agenda legislativa que inclua medidas para assegurar a autonomia do Legislativo, sendo a principal demanda o fim do foro privilegiado. “Solicitamos o fim do foro privilegiado como uma medida de proteção contra o abuso de poder e a perseguição política”, declarou Eduardo Girao (Novo-CE).

    Além disso, estão em discussão no Senado e na Câmara propostas que exigiriam a aprovação das Mesas Diretoras das respectivas Casas para operações policiais envolvendo parlamentares federais, bem como projetos para restringir decisões individuais no STF e estabelecer mandatos para seus ministros. (HoraBrasília))