Página inicial

Notícia > Brasil

  • 14.01.2016 - 18:07

    Lama continua vazando e chegando ao rio Doce


    Carlos Eduardo Cherem/Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

    Setenta dias após o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, em 5 de novembro do ano passado, em Mariana (MG), a lama de rejeitos de pelotas de minério de ferro continua vazando do complexo.

    Nesta quinta-feira (14), uma equipe do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) fiscalizou as obras de contenção que estão sendo feitas pela Samarco no local.

    "Trata-se de um desastre continuado", afirmou a coordenadora do Núcleo de Emergências do Ibama, Ubaldina Isaac. Segundo a especialista, embora com intensidade e densidade menores, a lama de rejeitos continua vazando de Fundão, atingindo rios da região e chegando até o rio Doce. Procurada pelo UOL, a Samarco não se manifestou sobre o assunto até a publicação dessa reportagem.

    Segundo a coordenadora, o dique para contenção dos rejeitos que foi construído pela mineradora ficou totalmente perdido devido às intensas chuvas que caem na região de Mariana, desde o início do ano.

    "Este dique, que será refeito, deverá barrar grande parte dos resíduos sólidos que ainda estão sendo carregados para os rios. O dique ficará posicionado abaixo da barragem de Santarém e deve melhorar a qualidade da água que desce para o rio Doce", afirmou Ubaldina.

    Ela explica que um dos objetivos da vistoria do Ibama era visitar três cavidades na região do desastre. No entanto, constatou-se, segundo o analista ambiental Marcelo Belisário, que "as cavidades foram totalmente soterradas pela lama e estão perdidas".