Página inicial

Notícia > Mundo

  • 25.11.2014 - 08:55

    Kim Jong-un diz que americanos são 'canibais e assassinos'


     O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou que os americanos são "canibais e assassinos" e propôs incentivar o ódio contra os Estados Unidos em uma visita a um museu militar, informou nesta terça-feira (25) a agência estatal local "KCNA".

    "Os massacres cometidos pelos agressores imperialistas americanos em Sinchon demonstram claramente que são canibais e brutais assassinos que buscam o prazer no massacre", declarou Kim, citado pela "KCNA", durante sua visita ao museu localizado na cidade de Sinchon, a 70 quilômetros ao sul de Pyongyang.

    Em dezembro de 1950, cerca de 30 mil civis foram assassinados em Sinchon em um brutal massacre cometido pelas tropas dos Estados Unidos e seus aliados, segundo a versão daCoreia do Norte.

    Alguns historiadores, no entanto, falam de massacres praticados por ambos os lados em conflito, em um dos episódios mais obscuros da Guerra da Coreia (1950-53).

    Em sua visita ao museu, o jovem marechal disse que os Estados Unidos são "o maior vilão que já existiram" e, além disso, "tornaram-se mais insidiosos e astutos em seus métodos para satisfazer sua cobiça mediante a agressão", por isso é necessária uma luta implacável contra o principal inimigo do país.

    O líder afirmou que era preciso "implantar ainda mais no exército e no povo uma forte conscientização anti-imperialista, anti-Estados Unidos e de classe" para "defender a revolução" e "conseguir a vitória finar".

    Kim, que posou para fotos ao lado dos diretores do museu -entre eles sobreviventes do massacre- destacou que o túmulo de 400 mães e 102 crianças na aldeia vizinha de Pamnamu desperta entre os visitantes o sentimento de vingança diante das "atrocidades do inimigo".

    Os episódios em Sinchon foram a fonte de inspiração de Pablo Picasso para pintar em 1951 seu impactante quadro "Massacre na Coreia".