Página inicial

Notícia > Política

  • 22.04.2019 - 06:05

    João Azevedo dá início à era da política do diálogo e da civilidade na Paraíba


    O governador João Azevedo tem prosseguido no seu estilo pacificador, o que pode se transformar numa marca que o diferencie da maioria beligerante que infesta à árida paisagem política do estado voltada para os confrontos mesquinhos, para as disputas estéreis, onde, ao final dessas escaramuças, só quem sai perdendo é o povo na posição do marisco quando dos embates entre o mar e o rochedo.

    Essa semana que se encerra João mais uma vez revelou seu perfil de homem disposto ao diálogo preservando os valores republicanos que sempre deveriam nortear as relações institucionais, ao estender as mãos em direção ao prefeito da capital Luciano Cartaxo, num gesto que o distingue de outras lideranças, onde a vocação para o confronto tornava difícil o convívio político, o que inevitavelmente terminava por atropelar o interesse público muitas vezes impedindo, dificultando e inviabilizando obras e ações essenciais para o desenvolvimento do estado e de municípios.

    Ao abrir as portas do Palácio e do seu gabinete para as solicitações de interesse geral João Azevedo acena para uma nova fase da política  paraibana onde as divergências podem ser postas de lado e os problemas discutidos com civilidade e com responsabilidade, sem o ardor das paixões partidárias a incendiar e a incinerar as possibilidades reais de desenvolvimento político e econômico.

    Desde quando recebeu os Defensores Públicos e deu início as discussões sobre o que almeja a categoria o experiente técnico mostrou que também pode evoluir positivamente como político e que pretende ter estilo próprio nessa área afastando-se paulatinamente, homeopaticamente de influências cuja essência é a beligerância.

    João também deu um passo decisivo na área da segurança pública - o eterno calcanhar de Aquiles do Governo sempre a comemorar a redução de tragédias como se fossem troféus a carregar em louvor -, quando incentivou seu secretário visitar espontaneamente o parlamento arrancando aplausos e elogios da oposição numa mudança de rumo que surpreendeu positivamente os adversários mais ásperos.

    João também estaria trabalhando uma aproximação com setores mais arredios da segurança pública que incluiria as principais entidades para encontrar saídas onde conquistas alcançadas na Justiça possam efetivamente ser implantadas nos contracheques, com destaque para as reivindicações dos inativos cujos direitos já foram reconhecidos pelas instâncias superiores da Justiça.

    Esse estilo pacificador vem ganhando forma e adquirindo o perfil do governador que se revela disposto normalizar as relações políticas e introduzir o estado numa zona de tranquilidade onde as boas relações institucionais pautem a convivência afastando-se vagarosa mais determinadamente para longe das zonas de turbulência.

    Esse seria o João, que os laboratórios mais secretos do atual Governo estariam confeccionando, para ser lançando no mercado político já saturado daquelas lideranças belicosas, que resolviam as coisas movidas por supetões de intransigência e intolerância.

    Agora é torcer para que essa criatura afável e de boas intenções não seja abortada pela truculência do passado ainda vivo e se mexendo nas sombras.  (jampanews)