Página inicial

Notícia > Mundo

  • 19.05.2014 - 11:15

    Inundações na Sérvia e Bósnia deixam mortos e desabrigados


     As piores inundações em mais de um século na Sérvia e na Bósnia deixaram 45 mortos até o momento, além de milhares de desabrigados.

    Quase 50 mil pessoas foram obrigadas a abandonar áreas afetadas pelas inundações nos dois países.

    Na Croácia, onde as tempestades afetaram a região leste, uma pessoa morreu e 15 mil estão desabrigadas. As escolas permaneceram fechadas nesta segunda-feira no país.

    "O que aconteceu é algo que ocorre uma vez a cada mil anos, não cem, mas mil anos", afirmou o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

    Até o momento, os esforços das equipes de resgate estão concentrados no rio Sava, que nesta segunda-feira atingiu o maior nível na Sérvia e na Bósnia.

    Mas a temperatura subiu e o nível dos rios pequenos começou a registrar uma queda.

    Na Sérvia, muitas pessoas foram abrigadas em centros coletivos, sobretudo em Belgrado, sob a supervisão de voluntários da Cruz Vermelha e de psicólogos.

    Os diques instalados por milhares de voluntários ao longo do rio Sava e ao redor da central de energia Nikola Tesla conseguiram conter a água no domingo à noite, informou o canal estatal RTS.

    A central, perto de Obrenovac, uma das cidades mais afetadas e que produz 50% da energia elétrica consumida no país, estava cercada de água.

    O ministro da Energia, Aleksandar Antic, disse que a defesa do local era "crucial" para a estabilidade do sistema energético sérvio.

    Leia mais em: http://zip.net/brnqC7