Página inicial

Notícia > Educação

  • 09.05.2016 - 06:33

    Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda-feira


    Começa nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o prazo vale até o dia 20 deste mês. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.


    Entre as novidades desta edição, está a adoção de coleta de impressão digital dos candidatos. O procedimento visa aumentar a segurança e evitar fraudes e poderá ser feito no primeiro ou no segundo dia da aplicação do exame. Os estudantes também poderão instalar um aplicativo do Enem 2016 no celular para acompanhar as inscrições e conferir informações como o cronograma do exame, tirar dúvidas e dicas.

    Além disso, o MEC lançou a Hora do Enem — uma plataforma de estudos e de programas de TV, com aulas e exercícios — criada para ajudar os participantes do exame com os estudos. Nesse site, o Ministério disponibiliza quatro simulados. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril e será reaberto nos dias 7 e 8 de maio. Os demais estão previstos para os dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

    As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), das 10h do dia 9 até as 23h59 do dia 20 de maio. Os documentos necessários são: CPF e RG.

    Os estudantes precisarão informar um endereço de e-mail e um número do celular pessoal, que servirão para a organização do exame entrar em contato com o candidato. Além disso, é preciso indicar o município que irá realizar a prova do Enem, bem como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).