Página inicial

Notícia > Municipal

  • 09.10.2023 - 07:07

    Ingá participa do Dia Mundial do Algodão


    O prefeito Robério Burity esteve nas commrações O prefeito Robério Burity esteve nas commrações

    O Dia Mundial do Algodão não passou despercebido.A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, e a diretoria da Empaer-PB participaram da comemoração e dos 10 anos do projeto de cooperação Sul-Sul +Algodão. O evento ocorreu em Brasília e foi realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

    O presidente Aristeu Chaves, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Jefferson Morais, e o diretor de Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária Francisco Ramos estarão representando a Asbraer durante a programação da Semana do Algodão, que seguiu até esta a sexta (6).

    Criado em 2019 e aprovado em 2021 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Algodão é comemorado no dia 7 de outubro.

    Projeto +Algodão

    O projeto +Algodão é uma cooperação internacional que envolve oito países (Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru), com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do algodão na América Latina. 

    Segundo a FAO, nestes 10 anos de atuação, a iniciativa já beneficiou mais de 14 mil famílias e mais de 9.700 produtores, por meio de cursos de capacitação, dias de campo e outras atividades voltadas desde o plantio até o beneficiamento e comercialização.

    Para Adriana Gregolin, coordenadora de projetos de cooperação internacional da FAO, “temos recolhido muitos resultados positivos que fazem parte da metodologia que a própria Asbraer e suas associadas têm implementado que é a produção do algodão sustentável, sistemas diversificados de produção, agregação de valor, o tema da rastreabilidade e da certificação. Então, sem os processos de extensão rural fica, praticamente, impossível os produtores entrarem nesse modelo de negócio com valor agregado que é do algodão orgânico, agroecológico e com certificação”.

    O presidente da Empaer-PB, Aristeu Chaves, afirmou que a cadeia produtiva do algodão é importante tanto para a geração de renda e emprego quanto para incentivar a produção de alimentos agroecológicos. 

    “A Paraíba tem uma importância muito grande na cultura do algodão, com uma produção considerável, inclusive de algodão colorido, e com os nossos extensionistas participando diretamente com Ater e com pesquisas voltadas para os agricultores para tornar os campos de algodão em campos de produção de alimentos”, disse Chaves, ressaltando que essa é uma iniciativa para a promoção da segurança alimentar.

    Carolina Salles, analista de projetos da ABC, destacou a importância da parceria com a Empaer. “A gente sempre conta com a Empaer como instituição cooperante, que nos apoia nesses diversos países que integram o projeto + Algodão para passar as técnicas para os produtores, para que eles consigam melhorar a sua produtividade e também fazer a transição agroecológica”, concluiu.

    Semana do Algodão na América Latina e Caribe

    Nesta quinta-feira (5), será realizada a 5ª reunião do Fórum Regional do Algodão, na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com o tema “Fibra regenerativa do algodão e adaptação às mudanças climáticas”. 

    A programação também prevê uma visita ao Centro Brasileiro de Análise de Algodão da Abrapa e uma palestra sobre os “Padrões de qualidade da fibra e boas práticas de rastreabilidade do algodão: Experiência do Sistema Brasileiro do Algodão”.

    Já para esta sexta-feira (6), haverá uma sessão solene no Senado Federal para comemorar o Dia Mundial do Algodão. Para encerrar as ações, também será realizado o seminário regional “Desafios e oportunidades para a disponibilidade de sementes de qualidade para o setor algodoeiro latino-americano”, no escritório da FAO, em Brasília.

    Confira o vídeo: www.instagram.com/reel/CyCh9P3uqKw/