Página inicial

Notícia > Brasil

  • 26.09.2020 - 05:15

    Incêndio no Pantanal começou em grandes fazendas, diz PF


    Os incêndios que acontecem Pantanal começaram em 4 fazendas de grande porte em Corumbá (MS). É o que aponta investigação da Polícia Federal (PF), segundo o site Poder 360. A suspeita da PF seria a de que produtores rurais colocaram fogo na vegetação para transformar a área em pastagem.

    A partir de imagens de satélite da NASA e do Inpe, os peritos da PF teriam encontrado vestígios que indicariam a ação humana nas queimadas nas propriedades rurais. Para confirmar as informações coletadas pelos satélites, em 25 de agosto, uma equipe da PF sobrevoou as regiões das 4 propriedades e fez registros fotográficos.

    Aos sobrevoar a área, os policiais, segundo o site, descobriram outros focos de queimadas, além dos indicados pelas imagens de satélite, nas fazendas São Miguel e Bonsucesso.

    O advogado de Ivanildo Miranda, Newley Amarilla, disse ao G1 que a defesa técnica somente será apresentada quando e se houver denúncia pelo Ministério Público Federal. Falou ainda que Ivanildo já prestou as informações solicitadas pela PF e colabora com as investigações –“que a ele também interessam, pois é uma das vítimas das queimadas”, afirmou.

    OPERAÇÃO MATÁÁ

    Em 14 de setembro, a PF deflagrou a operação Matáá para investigar as queimadas no Pantanal. Os investigadores encontraram indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa.

    “As queimadas começaram em fazendas da região, em espaços inóspitos, dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que nos faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá para isso [colocar fogo]“, disse o delegado em entrevista ao Estadão.

    https://gazetabrasil.com.br