Página inicial

Notícia > Notícias

  • 14.01.2021 - 05:58

    IBGE: setor de serviços avança 2,6% e tem 6ª alta seguida


    O setor de serviços avançou 2,6% em novembro, o que marca o sexto mês consecutivo de alta.

    Os dados constam da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE.

    O ganho acumulado de janeiro a novembro, de 19,2%, ainda é insuficiente para compensar perdas no pico da pandemia – entre fevereiro e maio, o setor amargou uma redução de 19,6%.

    Outro dado negativo é que os serviços se encontram 3,2% abaixo do patamar do patamar de fevereiro, mês em que a pandemia começou a impactar o setor.

    Em relação a novembro de 2019, o total do volume de serviços registrou queda de 4,8%, o que marca a nona taxa negativa seguida neste índice. Já no acumulado no ano, a queda é de 8,3% em comparação com o mesmo período de 2019.

    Em 12 meses, a baixa de 7,4% mantém, segundo o IBGE, “a trajetória descendente iniciada em janeiro”, de 1%. “Este é o resultado negativo mais intenso desde o início da série, iniciada em dezembro de 2012 para esse indicador”, afirma o instituto.

    Todas as cinco atividades que compõem o PMS apresentaram crescimento na passagem de outubro para novembro.

    Vale destacar o desempenho de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou crescimento de 2,4% e, especialmente, serviços prestados às famílias, que avançou 8,2%. Ambas as atividades foram as que mais sofreram com os efeitos da pandemia. 

    https://gazetabrasil.com.br/