Página inicial

Notícia > Diversos

  • 07.12.2019 - 05:55

    HULW participa de mutirão de combate ao câncer de pele


    O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai participar do mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de pele. A ação, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), integra o Dezembro Laranja. E vai acontecer na manhã deste sábado (7), a partir das 8h30, no ambulatório de dermatologia do HULW.

    As pessoas que tiverem algum tipo de lesão ou mancha suspeita na pele poderão comparecer. Não precisa agendamento prévio, para serem avaliadas por um dos profissionais. Além do atendimento médico, em que os pacientes serão submetidos à triagem para câncer de pele, haverá também a marcação de cirurg wWANDELias para os casos confirmados.

    Para o atendimento, basta a população comparecer no dia da campanha. A intenção da campanha é alcançar o maior número de pessoas possível. E para isso 30 dermatologistas estarão presentes.

    Dezembro Laranja

    Desde 2014, a SBD promove o Dezembro Laranja, que visa estimular a prevenção e o combate ao câncer de pele. Este ano cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico e tratamento da doença. A expectativa é que cerca de 30 mil indivíduos passem pela consulta nos 130 postos espalhados pelo Brasil.

    Na Paraíba, além do Hospital Universitário Lauro Wanderley, participam da campanha também o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), em João Pessoa. No HULW, a coordenação do evento ficou por conta do dermatologista Mohamed Azzouz.

    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos da doença entre os brasileiros. “Nesta campanha são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para consultas e também prestar informações à população sobre as principais formas de prevenção da doença”, enfatiza Renata Rodrigues.