Página inicial

Notícia > Mundo

  • 20.08.2014 - 01:50

    Grupo Islâmico diz ter decapitado jornalista dos EUA


     Alexander Dziadosz

    Em Bagdá

    • GlobalPost/AP

      O jornalista americano James Foley, em foto de abril de 2011

      O jornalista americano James Foley, em foto de abril de 2011

    Insurgentes do grupo EI (Estado Islâmico), que controla parte dos territórios de Iraque e Síria, divulgaram um vídeo nesta terça-feira (19) que supostamente mostra a decapitação do jornalista norte-americano James Foley, que havia desaparecido na Síria há quase dois anos.

    O vídeo, intitulado "Uma mensagem aos Estados Unidos", foi publicado em sites de mídia social. 

    Após poucos minutos da publicação, o site Youtube desabilitou o vídeo e o perfil que o publicou foi suspenso. No vídeo, do qual não foi possível verificar a autenticidade, ele aparece no deserto de joelhos, com uma roupa laranja, e com um terrorista vestido de preto colocando uma faca em seu pescoço.  

     

    Reprodução
    Estado Islâmico divulgou vídeo em que supostamente decapita jornalista americano

     

    Foley era um jornalista freelancer que trabalhava para a agência francesa France Presse (AFP). Ele foi visto pela última vez em 22 de novembro de 2012.  

    O grupo extremista EI, que foi expulso da Al Qaeda por ser considerado muito radical, tenta criar um califado, um Estado Islâmico regido por um califa (guia espiritual e político), que neste caso será o Abu Bakr al-Baghdadi, na região da Síria e do Iraque. O intuito é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, do qual o Líbano faz parte, como existia nos tempos medievais.

    Os militantes sunitas do EI têm perseguido e executado cristãos iraquianos e outras minorias religiosas, obrigando-os a deixarem seus lares. 

    Desde o começo do mês, os Estados Unidos estão bombardeando alvos ligados aos jihadistas, mas o presidente Barack Obama descartou a possibilidade de enviar tropas ao país.

    Leia mais em: http://zip.net/bmplsN