Página inicial

Notícia > Estadual

  • 08.05.2013 - 09:22

    Governo RC cobrará retroativo de repasse da Saúde


    O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que vai cobrar do Ministério da Saúde o pagamento retroativo dos serviços ofertados pelas unidades hospitalares do Estado, na gestão do ex-prefeito Luciano Agra. Na última segunda-feira, o Governo do Estado e a PMJP assinaram protocolo de cooperação para o pagamento do repasse mensal pelos serviços.O valor a ser cobrado seria de R$ 50 milhões, segundo o secretário de Saúde do Estado Waldson de Souza.

    De acordo com Ricardo Coutinho, desde setembro de 2011 a Prefeitura não repassa os recursos para o Estado. “Pactuamos com o município, mas também vamos em busca do retroativo. Não podemos abrir mão disso. Investimos muito dinheiro e o queremos de volta para investir cada vez mais“, afirmou.

    Para o governador, os repasses não podem ser negados ao Estado. “Era uma questão política e absurda, porque como se deixa de pagar um prestador? A nossa rede é a que mais produz em João Pessoa, já que 30% das internações e procedimentos vêm da rede estadual, e 27% da rede municipal. É um caso atípico”.

    Ele destacou algumas obras na área de Saúde. “Temos para abrir este ano o Hospital do Vale do Mamanguape, a ampliação do Hospital Regional de Monteiro, a duplicação dos hospitais de Picuí e de Pombal. Além disso, há reformas nos hospitais de Cajazeiras, Sousa, Patos e Guarabira. E vamos iniciar o hospital metropolitano de Santa Rita”.

    O governador comentou sobre o pacto entre o Estado e município. “Foi um passo adiante. As secretarias estadual e municipal de Saúde estão de parabéns. Espero que sejam feitas políticas de saúde como gente grande, pensando no povo e não apenas em mesquinharias”.



    Correio da Paraíba