Página inicial

Notícia > Estadual

  • 28.06.2015 - 05:59

    Governo e prefeitura inauguram Casa da Cidadania de Sapé


     O município de Sapé comemorou nesta sexta-feira (26) a inauguração da Casa da Cidadania Adauto Francisco Ramos, o Espaço Cidadão, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura da cidade. A solenidade contou com a presença da secretária Aparecida Ramos, representando o governador Ricardo Coutinho, da secretária da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, do prefeito Flávio Roberto Feliciano, entre outras autoridades. Na ocasião, também foi assinada ordem de serviço para construção do Centro de Apoio à Agricultura Familiar (CIAF), que há mais de 10 anos está sem funcionar.

    “O governo Ricardo Coutinho tem realizado ações importantes no município de Sapé, como a primeira Escola Técnica da Saúde do Estado, recuperado escolas, rejuvenescido estradas, realizado reformas como a do Centro Social Urbano (CSU) de Sapé, entre outras, e agora entrega em parceria com o município a Casa da Cidadania. Este é um local com segurança, agilidade e também climatizado”, ressaltou. Com esta unidade, a Paraíba totaliza 17 Casas da Cidadania.

    Na ocasião, a secretária Aparecida Ramos agradeceu a homenagem em ter o nome do seu avô na Casa da Cidadania: “Sou filha de Sapé e a Casa ganhou o nome do meu avô, que foi um homem empreendedor, dono de padaria e que lutou muito por esta cidade. Apesar de ser um homem simples, conseguiu fazer com que a família pudesse prosperar e hoje dar resultados positivos a Sapé e a Paraíba. Então fico muito feliz por esta homenagem e só posso dizer que retribuo todo o carinho do povo de Sapé, com trabalho e políticas públicas para a região”. 

    O prefeito da cidade, Roberto Feliciano, falou da importância da parceria com o Governo do Estado. “A Casa da Cidadania, Espaço Cidadão, vai prestar toda assistência a Sapé e municípios vizinhos, que poderão procurar a cidade para retirar documentos e utilizar os serviços oferecidos no local. Também estamos aqui assinando a ordem de serviço do CIAF, que muita gente dizia que o Centro nunca sairia do papel. E tudo isso só se faz em parceria e estamos trabalhando muito para o desenvolvimento de Sapé”, afirmou. 

    Serviços – A unidade da Casa da Cidadania de Sapé conta com os serviços do Instituto de Polícia Cientifica (IPC) com emissão de 1ª e 2ª vias de RG; Receita Federal com emissão de CPF; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PB) para Carteira de Trabalho; Sistema Nacional de Emprego (SINE-PB) e Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS). No local, ainda será disponibilizado o Corpo de Bombeiros e local para emissão de cartão do SUS.

    Para Maria Elzita Barbosa, que morava em Guarabira, mas agora está residindo em Sapé, a Casa da Cidadania tem muita importância. “A Casa da Cidadania foi uma iniciativa muito boa para todos que moram aqui, porque é um lugar em que podemos resolver muita coisa com relação a documentação, sem precisar estar saindo de um local para o outro”, disse.

    Opinião parecida tem a técnica da Emater, Marta Fernandes, que trabalha no município. “Sempre nas minhas atividades de campo vou propagar que em Sapé agora existe esta Casa da Cidadania, que vai facilitar muito a vida de todos, principalmente daqueles que moram na zona rural”, afirmou.

    Também participaram da solenidade de inauguração a gerente executiva das Casas da Cidadania, Kaithia Portela; o prefeito do município de Queimadas, George Coelho; o vice-prefeito de Sapé, Edson Figueiredo; o deputado João Gonçalves; presidente da Câmara dos vereadores de Sapé, Luiz Limeira; além da secretária do Desenvolvimento Social e primeira dama, Wiviane Paiva; e da secretária da Administração de Sapé, Maria das Graças Feliciano, entre outros.