Página inicial

Notícia > Política

  • 29.04.2019 - 23:17

    Governo do Estado autoriza promoção de 791 profissionais da Polícia Civil


    O governador da Paraíba, João Azevêdo assinou a maior promoção da história da Polícia Civil no estado. Ao todo, 791 policiais que aguardavam a publicação dos atos serão beneficiados com a novidade. A conquista é resultado de um trabalho contínuo de articulação da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba (Adepdel).

    Desde julho de 2018, quando em reunião com a Adepdel, o ex-governador Ricardo Coutinho autorizou a publicação do edital das promoções, a entidade vinha trabalhando para concretização, realizando diversas reuniões e articulações com os secretários de Segurança, Jean Francisco Bezerra, e de Planejamento, Waldson Souza, além do delegado-geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto, e do senador Veneziano Vital do Rêgo.

    “É mais uma conquista que propiciamos aos policiais civis, construída na base do diálogo, articulação e trabalho. Agora, vamos firmes na busca do subsídio”, disse o presidente da Adepdel, Steferson Nogueira.
    Com a assinatura das promoções foram contemplados 420 agentes de investigação, 145 peritos, 90 escrivães e 66 delegados, além de profissionais de outros cargos da Polícia Civil.

    Subsídio salarial

    O principal pleito da Adepdel para 2019 é conseguir o cumprimento do subsídio salarial. Atualmente, o pagamento dos profissionais é a soma do salário mais gratificações, contrariando tanto a Constituição Federal quanto a Legislação Estadual, que asseguram à categoria a incorporação dos benefícios na remuneração.

    As Polícias Civis de Pernambuco e do Rio Grande do Norte já garantiram o direito e, aqui na Paraíba, auditores e procuradores, também foram contemplados com a mudança. Diante desse cenário, a Adepdel está em campanha para garantir que os profissionais da Polícia Civil do Estado possam se aposentar sem perder 40% do salário. Hoje, 36% do efetivo em atividade já poderia estar aposentado. (Assessoria)