Página inicial

Notícia > Brasil

  • 04.04.2023 - 21:07

    Governo da Bahia dá apoio ao MST em invasões, acusam produtores


    As invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em terras produtivas avançam no país. Só na primeira semana de março, ao menos cinco outras ações do movimento foram registradas na Bahia. 

    Na segunda-feira (4), o MST iniciou a jornada do Abril Vermelho com a invasão de 800 hectares de terras de três engenhos no município de Timbaúba, em Pernambuco. Segundo o grupo, a região é composta de engenhos improdutivos “.

    Segundo a CNN Brasil, produtores rurais que se organizaram para combater a onda de invasões prometidas pelo MST, acusam o governo da Bahia de apoiar o grupo em movimentações que ocorrem pelo estado, comandado pelo PT.

    A de denúncia de um grupo intitulado de “Invasão Zero”, que conta com 800 fazendeiros distribuídos em sete núcleos de municípios baianos.

    Segundo o grupo ao veículo, nesta-feira (4), em outro local, no município de Itabela, os produtores rurais disseram que houve uma tentativa de reintegração de posse de uma propriedade rural invadida pelo MST em fevereiro que, ainda segundo eles, não foi cumprida porque os policiais disseram que não havia contingente suficiente para cumpri-la.

    “No sábado fomos até Canavieiras e a turma de produtores que retirou os sem-terra do local — depois da polícia informar que era preciso pedir reintegração”, disse Luis Uaiquim, que coordena o grupo Invasão Zero à CNN.

    “Hoje, em Itabela, havia uma decisão judicial para reintegração, mas fomos informados que não havia número suficiente de policiais para cumprir”, declarou Uaiquim.

    Gazeta Brasil