Página inicial

Notícia > Política

  • 05.10.2022 - 05:18

    Globolixo aposta em pesquisas falsas para desmobilizar bolsonaristas; Fábio Faria pede boicote


    A Rede Globolixo já entrou no segundo turno da campanha presidencial prá valer, anunciando para esta qurta-feira, 5, três dias apenas após o resultado do primeiro turno, a divulgação de uma pesquisa através de institutos que já estão desmoralizados e desacreditados por errarem grosseiramente nos números que apresentavam a vitória do ex-presidiário 9 dedos por uma margem de 14 por cento a frente do presidente Jair Bolsonaro.

    Com essa pesquisa de processo em segundo turno, a emissora mais uma vez vai apresentar números manipulados, apontando o 9 dedos na liderança, com o propósito de minimizar a pressão nas investigações de fraudes nas urnas de domingo último e provocar desânimo nos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

    Sobre o assunto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, utilizou as suas redes sociais na terça-feira, 4, para realizar um pedido aos seus seguidores e aos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL): um boicote às pesquisas eleitorais de intenção de voto. Em um vídeo publicado no Twitter e no Instagram, o membro do governo federal pede aos brasileiros que “não respondam mais nenhuma pesquisa desses institutos de pesquisa nesse segundo turno”. Em seguida, Faria elenca os erros cometidos pelos institutos e pede: “Se eles erraram por 14, 22 e 17%, deixem eles errarem por 50, 60%. Deixem dar Lula 60, 50, 100% a zero”.

    Em sua publicação, o ministro argumenta que a divulgação de levantamentos de intenção de voto são utilizados como arma de manipulação do eleitor e que a prática deveria ser proibida. “Não vamos permitir que os institutos prestem esse desserviço ao Brasil. Peço a todos que apoiam o presidente que não respondam nenhuma pesquisa do IPEC, Datafolha e similares no 2º turno. Não tem problema, a gente sabe que o que vale é o voto de vocês”, finalizou. O posicionamento de Faria assemelha-se à posição do ministro da Casa-Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), que pediu no último domingo, um boiote aos institutos de pesquisa como resposta aos erros cometidos nos levantamentos destas eleições. “Assim, ficará desde o início provado que qualquer resultado é fraudulento! Elas erraram absurdamente, criminosamente ou não? Somente uma investigação profunda poderá revelar”, disse Nogueira.