Página inicial

Notícia > Política

  • 16.09.2020 - 13:26

    GESTÃO FAZ DE CONTA: ambulantes voltam com força total às ruas e calçada da Capital


    A prefeitura fez uma festa. Secretários foram para emissoras de rádio, os releases da Secom entupiram as caixas de e-mails dos jornalistas, TVs mobilizadas e por longos dias só deu a municipalidade no pedaço. Era anunciado o fim de um histórico de conflitos entre bombados da Guarda Municipal e os camelôs que invadiram as ruas e calçadas da cidade, transformando área pública em condomínio privado, obstruindo passagem de pedestres e até mesmo locais destinados a estacionamento de veículos.

    A motivação para tanta alegria se dava com o anúncio da desapropriação do prédio conhecido como Edifício Nações Unidas, no Centro de João Pessoa, em frente o Ponto de Cem Réis, para instalação de um shopping popular.

     “Aproximadamente 350 vendedores ambulantes, definidos depois um processo que foi iniciado em outubro de 2019, vão ser alocados no prédio. O objetivo, de acordo com o documento, é oferecer um espaço comercial para que os comerciantes informais (ambulantes) da capital tenham local digno e espaços adequados ao desenvolvimento de suas atividades e meios de subsistência”, dizia o release de Secom.

    E sublinhava a matéria: “Conforme o documento, o prédio tem cinco pavimentos, compreendendo áreas de lojas no térreo e unidades definidas como salas para usos diversos nos quatro andares superiores. O edifício tem 54 unidades, além de áreas de circulação, elevador e subsolo, totalizando uma área aproximada de terreno de 765 m².

    O decreto autoriza que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Procuradoria Geral do Município adotem as providências necessárias à desapropriação amigável ou judicial do imóvel declarado de utilidade pública”.

    Decorridos quase 7 meses, nenhuma pá de cal foi colocada na área pela prefeitura da Capital para adequação das salas. E o pior: os vendedores ambulantes, que antes da pandemia haviam sido relocados para áreas específicas, com as ruas e calçadas liberadas para uso de direito da população, retornaram com força total, em número bem maior e zombando de todos aqueles que acreditaram na gestão faz de conta do prefeito Luciano Cartaxo. (MOMENTOPB)