Página inicial

Notícia > Estadual

  • 16.01.2017 - 18:43

    Forças de segurança da Paraíba reforçam divisas com RN


     O secretário executivo de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, elaborou um planejamento que reúne as forças de segurança da Paraíba, entre Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, em ação conjunta para reforçar as fronteiras do estado com o Rio Grande do Norte. O secretário embarcou nesta segunda-feira (16) para Brasília, onde participará de reunião com o ministro da Justiça Alexandre de Moraes nesta terça-feira (17). 

    Segundo o secretário, o objetivo é identificar presos que estejam praticando delitos dentro e fora dos presídios, em regime semi-aberto. O planejamento operacional envolve prevenção e repressão, incluindo o uso de todo o sistema de Inteligência estadual, integrado com o Sistema Penitenciário da Paraíba.

    “Há uma articulação entre as duas secretarias e os estados para antecipar ações de prevenção, além das operações que a Polícia já vem fazendo, identificando presos que estão praticando crimes de dentro do presídio ou aqui fora. Além disso, a Paraíba ainda tem desenvolvido ações de reforço de policiamento nas divisas, o que resultou na prisão de dois fugitivos de Alcaçuz hoje na cidade de São Bento. O estado vizinho também conta com a colaboração do nosso Instituto de Polícia Científica (IPC) no que for necessário”, explicou Jean Nunes.

    Sobre a reunião em Brasília com o ministro da Justiça, Nunes esclareceu: “Nesse encontro, queremos entender como vai acontecer o funcionamento dos núcleos estaduais de Inteligência, propostos pelo Ministério da Justiça, assim como sua estruturação. Nesse sentido, a Paraíba já saiu na frente, pois desde 2014 a Lei 10.338 já integra o nosso Sistema de Inteligência, com a participação do Sistema Penitenciário”, explicou.