Página inicial

Notícia > Diversos

  • 25.01.2020 - 10:05

    filhos de Jório Machado agradecem manifestação de carinho


    Decorridos quase 17 anos da morte do jornalista e ex-deputado Jório de Lira Machado, sua memória continua sendo reverenciada por amigos, familiares, correligionários, ex-alunos e todos aqueles que conviveram ou acompanharam sua luta como profissional de imprensa dos mais combativos e respeitados; como parlamentar, professor universitário e secretário de estado por várias oportunidades.

    Que o diga o seu filho, jornalista Cristiano Machado, colunista do MOMENTOPB, ao postar em sua página de facebook (https://www.facebook.com/cristiano.machado.52) a data que assinala o nascimento do seu pai, ou seja, hoje, 25 de janeiro. “Se vivo estivesse o meu pai completaria hoje 85 anos de idade”, publicou Cristiano, ao publicar registros fotográficos de diversos momentos da vida de Jório e sublinhando que faz “um brinde aos ensinamentos que ele deixou”, especialmente para os filhos.

    A advogada Larissa Machado, servidora aposentada do TRT-13ª Região, também filha de Jório, registrou (https://www.facebook.com/larissamachado.machado): “Hoje o dia seria dele . Esse homem íntegro, sério, honesto, de um caráter inabalável. Meu pai querido Jório Machado , estaria completando 85 anos de muita luta. Com o seu jornal “O Momento “ deu oportunidade a muita gente . Era o único jornal de oposição do Estado. Um pai que nos ensinou o valor da seriedade, honestidade e caráter. Sou grata por todos os ensinamentos. Sua falta e a saudade que sentimos eh eterna. Estarás sempre em meu coração . Amor eterno. O céu está em festa”.   

    Desde cedo que as postagem de Cristiano e Larissa vêm recebendo comentários dos mais variados, especialmente de reconhecimento ao valor moral, o respeito e a integridade do ex-deputado Jório Machado. “São chuvas de comentários e curtidas que simboliza o quanto nosso pai era querido, admirado e respeitado. E isso nos deixa com uma carga de responsabilidade imensa, pois além de continuarmos seguindo seus enisamentos, temos também a obrigação de exigir das outras gerações, como filhos e netos, a mesma conduta exemplar que constituiu a base da sua vida”, disse Cristiano.

    UM BREVE PERFIL

    Jornalista, advogado, professor da UFPB e Procurador da Assembleia Legislativa da Paraíba, Jório de Lira Machado nasceu em Teixeira, em 25 de janeiro de 1935. Logo cedo desceu a Serra para ganhar a vida em João Pessoa, trabalhando e estudando. Aos 16 nos já frequentava as redações dos matutinos de O NORTE, CORREIO DA PARAÍBA e A UNIÃO. Fora da Paraíba pertenceu aos quadros do JORNAL DO BRASIL e a da REVISTA MANCHETE. Destacou-se na profissão por seu espírito de combatividade, sobretudo diante das questões sociais do seu tempo.

    Fundador do jornal O MOMENTO, na década de 70, fez ressurgir, anos depois, po também semanário O COMBATE. Atraído pela política, foi eleito deputado estadual em 1982 pelo PMDB com quase 15 mil votos, dos quais 8 mil foram obtidos na Capital, o que representou, na época, 10% do eleitorado pessoense.

    Além de deputado, Jório foi secretário de Justiça e Cidadania e de Comunicação Institucional; Procurador da Assembleia Legislativa da Paraíba; professor das cadeiras de Comunicação Social e Direito da UFPB; ex-superintendente do jornal A UNIÃO.

    Jório Machado faleceu no dia 21 de julho de 2003, após acidente automobilístico próximo a Santa Luzia, quando retornava da cidade de Teixeira. Do primeiro casamento com a professora Cleide Machado, ele deixou três filhos (o engenheiro Alexandre Machado, a advogada Larissa Machado  e o jornalista e advogado Cristiano Machado). Do segundo casamento com Elizabete Silveira ele deixou o filho Jório Machado da Silveira, atualmente universitário. 

    Deixou ainda os netos Monique Machado(in memorian), Natasha, Jório, Igor, Lucas, Gabriel . Vítor e Jéssica. E dois  bisneto: Pedro e Theo.