Página inicial

Notícia > Municipal

  • 09.06.2023 - 07:52

    FÁBRICA DE ALGODÃO: Reunião com o prefeito de Ingá debate normas de segurança


    Burity se reuniu com engenheiros do SESI e SENAI Burity se reuniu com engenheiros do SESI e SENAI

    Na última terça-feira (06.jun.2023) estiveram reunidos no gabinete do prefeito Robério Burity de Ingá – PB, os gerentes do SESI de Campina Grande (Edson Carneiro), do SENAI de João Pessoa (Daniel), o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região – ITACOOP, o presidente do Sindicato Rural de Ingá, da Natural Coton Collor (dona Francisca), Secretária da Agricultura do Município e demais pessoas envolvidas no processo de implantação da fábrica de algodão orgânico no município.

    O objetivo da reunião foi vistoriar o local aonde vai funcionar a descaroçadeira e a prensa, que vai separa a pluma do caroço do algodão, para que seja implantada as normas de segurança e saúde dos operadores dos equipamentos.

    Edson Carneiro afirmou que a NR 1, trata das linhas gerais e o gerenciamento de riscos ocupacionais, ou seja, as possíveis ameaças à saúde do trabalhador durante a jornada de trabalho. Ao todo são 35 normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.

    Já a Norma Regulamentadora 31 tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde.

    Daniel do SENAI explicou sobre a NR 12 que fala sobre as normas técnicas nacionais (ABNT) e internacionais (ISO e IEC) vigentes e, principalmente, estendeu a todos os trabalhadores do Brasil a proteção à sua saúde e integridade física no trabalho em máquinas e equipamentos.

    “Estamos trazendo esses especialistas em Normas de Segurança do Trabalho, para que possamos adequar e orientar os operadores que vão trabalhar com a descaroçadeira e a prensa na nova fábrica de algodão, que através da Cooperativa e com a ajuda da prefeitura, estamos instalando aqui no município de Ingá. É a nossa gestão preocupada não somente com a geração do emprego, mais também com a segurança do trabalhador”. Afirmou o prefeito Robério.

    Carlão Mélo/ Ingá Cidadao