Página inicial

Notícia > Brasil

  • 02.10.2013 - 09:32

    Ex-prefeito diz que único jeito para trânsito é restringir carros


     

    Ex-prefeito de Bogotá e pré-candidato à presidência da Colômbia, o economista Enrique Peñalosa concedeu entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" e defendeu a expansão de corredores de ônibus em São Paulo definida pelo prefeito Fernando Haddad. O politíco é enfático em sua defesa ao transporte coletivo.

    "A única maneira de dar um jeito no trânsito é com restrições ao uso dos carros", disse ao jornal. " E a restrição mais óbvia de todos é a de estacionamento. Em São Paulo ainda há muitas ruas em que os carros podem estacionar".

    Peñalosa entusiasmou-se com o fato de os protestos de junho terem colocado a mobilidade urbana em pauta no Brasil porque a questão simboliza "liberdade" e "equidade". O político, que atualmente é consultor nas áreas de trânsito e de urbanismo, também é contra a permissão de táxis com passageiros nos corredores e faixas.

    "Pode ser que em algumas situações isso não seja um problema, e teriam de ser estudados os detalhes técnicos, mas, a princípio, nada que provoque a mais mínima demora aos ônibus deve ser permitido. Um táxi leva uma pessoa, e um ônibus pode levar até cem passageiros: o segundo tem direito a cem vezes mais espaço", afirmou na entrevista.

    A "Folha de S. Paulo", em parceria com o projeto cultural Fronteiras do Pensamento, realiza uma sabatina com Enrique Peñalosa nesta quinta-feira (3), às 19h, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618), em São Paulo.

    (Com informações da "Folha de S. Paulo")