Página inicial

Notícia > Estadual

  • 02.03.2021 - 06:10

    Empreender beneficiará mulheres egressas do sistema prisional


    O secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, acompanhado da secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, realizou, nesta segunda-feira (1º), em João Pessoa, a assinatura simbólica dos contratos que beneficiarão 18 mulheres egressas do sistema prisional da Paraíba, por meio da ação “Empreender Mulher – Reintegração Social’, em alusão ao Dia da Mulher. O investimento é de mais de R$ R$ 102 mil.

    Também estiveram presentes na ocasião a chefe de gabinete do Programa Empreender PB, Renata Sousa, a gerente do escritório social, Anna Paula, e o gerente executivo de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, João Rosas.

    Por meio da linha de crédito Empreender Mulher, a ação do Governo do Estado é pioneira no país e possibilita a quebra do ciclo da violência, resultando na reintegração social de mulheres dos regimes semiabertos, aberto, livramento condicional e egressas do sistema prisional da Paraíba.

    O “Empreender Mulher – Reintegração Social” envolve a Secretaria Executiva do Empreendedorismo, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização e da Gerência Executiva do Escritório Social, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba.

    De acordo com o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, o atendimento para mulheres egressas vai prosseguir no andamento do Programa. “Estamos concluindo com as assinaturas dos contratos o atendimento às primeiras mulheres egressas do sistema prisional. Essa é uma ação que nos orgulha muito porque mostra de fato o impacto que o programa pode causar nas vidas das pessoas. Pretendemos, após esse primeiro atendimento, ampliar a ação para que mais mulheres possam superar suas dificuldades através do empreendedorismo”, ressaltou.

    A secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, afirmou que a ação do “Empreender Mulher – Reintegração Social” é da maior relevância por trazer para a sociedade a possibilidade de reinserção real das pessoas que cumpriram ou estão cumprindo pena no sistema prisional.

    “O Governo da Paraíba oferece uma oportunidade para que elas iniciem um pequeno negócio e possam ter a sua própria renda, possam refazer o seu caminho de uma maneira muito positiva e efetiva. Com isso, são transformadas vidas, não apenas daquela pessoa, mas também de familiares, da coletividade de onde a mulher está inserida. Assim, embora tenha cometido um erro, que já pagou ou está cumprindo, isso não precisa ser eterno. A mulher pode refazer sua vida pelo caminho da produtividade, por um caminho de ter a sua própria renda e de refazer a sua cidadania na plenitude”, destacou.