Página inicial

Notícia > Mundo

  • 05.03.2015 - 06:33

    Embaixador americano em Seul é atacado por homem armado


     O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Mark Lippert, ficou ferido nesta quinta-feira (5, data local) após ser atacado por um homem que disse ser contra as manobras conjuntas que Washington e Seul começaram a realizar esta semana em território sul-coreano.

    O suspeito, identificado como um homem de 55 anos de sobrenome Kim, cortou com uma lâmina o rosto e o punho do embaixador quando este chegava para dar uma conferência no centro de Seul, informou a agência de notícias "Yonhap".

    As imagens de televisão mostraram o embaixador ensanguentado na cabeça e no braço, embora não tenha sofrido nenhum corte profundo, segundo os meios de comunicação sul-coreanos.

    Por sua vez, os Estados Unidos condenaram o ataque a seu embaixador na Coreia do Sul e garantiram que Mark Lippert não corre risco de morte.

    "Condenamos categoricamente este ato de violência. O embaixador recebe tratamento em um hospital local, mas não se teme por sua vida", informou o Departamento de Estado dos EUA em comunicado.

    "A embaixada em Seul está em coordenação com as autoridades locais. Não temos mais detalhes neste momento", conclui a nota.

    Lippert, de 42 anos e no cargo desde o ano passado, foi transferido a um hospital próximo, enquanto o agressor foi detido imediatamente.

    O suspeito gritou palavras de ordem contra as manobras militares Key Resolve e Foal Eagle que os exércitos dos EUA e Coreia do Sul começaram de maneira conjunta em território sul-coreano na segunda-feira passada, segundo a polícia.

    A cada ano, os dois países aliados realizam simulações de resposta a um ataque da Coreia do Norte e manobras em terra, mar e ar.

    Além disso, durante o ataque, Kim gritou em favor da reunificação das duas Coreias, segundo o canal de televisão local "YTN".

    Em julho de 2010, o suspeito já havia sido condenado por jogar um pedaço de cimento no embaixador do Japão em Seul, de acordo com a agência "Yonhap".

    Leia mais em: http://zip.net/bsqTSq