Página inicial

Notícia > Brasil

  • 10.11.2014 - 16:03

    Em 5 anos, polícia brasileira matou em média 6 pessoas por dia, diz estudo


     Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que policiais brasileiros mataram, entre 2009 e 2013, uma média de seis pessoas por dia pelos ruas do país. Os dados, que compõem o 8º anuário de segurança pública produzido pela ONG, mostraram que pelo menos 11.197 óbitos foram provocados pelos homens da lei nesses cinco anos, mais do que a polícia norte-americana matou ao longo de 30 anos (11.090). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

    Ainda de acordo com o estudo, que será divulgado nesta terça-feira (11), a tropa mais letal do país está no Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e pela Bahia. Porém, mesmo liderando o ranking de letalidade, a polícia fluminense reduziu para menos da metade a quantidade desse tipo de homicídio.

    Em 2009, os homicídios no Rio provocados por policiais em serviço chegaram a 1.048 registros: 54% de todas as mortes praticadas pela polícia do país naquele ano.

    No ano passado, esse número caiu para menos da metade, com 416 registros, o que representa 20% das mortes em intervenção policial. Em 2012, chegou a ficar atrás de São Paulo. Os policiais cariocas mataram 419, enquanto os paulistas mataram 583.

    Os índices de homicídio de todos os tipos na cidade de São Paulo aumentaram em 2012, quando a PM enfrentou uma guerra não declarada contra o crime organizado (com baixas dos dois lados).

    Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum, considera que a melhor notícia do anuário é a redução dos números no Rio. "A única notícia boa desse cenário são os dados cariocas. Desde a implantação das UPPs, o Rio tem tido uma redução expressiva de letalidade. A única notícia boa desse cenário extremamente triste. Seis pessoas mortas por dia é muita coisa", disse ela.

    São Paulo teve queda de 36% em cinco anos  - as mortes por intervenção policial caíram de 566 para 364 -  e só não recebeu elogios semelhantes por causa do aumento de quase 40% dos homicídios praticados por policiais no horário de folga.

    Não é possível a evolução desse tipo de homicídio no Rio de Janeiro porque lá, assim como outros Estados, não existe um controle estatal.

    A maioria dos Estados não tinha, até pouco tempo, controle ao menos das mortes praticadas por policiais de serviço. Apenas 11 das 27 unidades federativas conseguiram apresentar essa contabilidade solicitada pelos pesquisadores do fórum. "A maioria das polícias do país não tem a prática de fazer acompanhamento na letalidade policial. Há uma subnotificação. Sabemos que é bem maior do está registrado", falou Samira.

    Os dados do fórum de segurança pública também apontaram que o custo da violência no Brasil no ano passado foi de R$ 258 bilhões, o que equivale a 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto). Com isso, o investimento em segurança pública cresceu 8,65% em relação ao ano anterior.  Esta é a primeira vez que o anuário inclui dados sobre os custos da violência.

    (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/byp8WQ