Página inicial

Notícia > Ciências

  • 05.09.2023 - 06:59

    Eclipse do sol será visível na Paraíba e mais estados 8 estados


    O anel de fogo ficará mais distante O anel de fogo ficará mais distante

    A Paraíba é um dos nove estados do Brasil onde será visível como anular o eclipse do sol, previsto para o dia 14 de outubro deste ano. Este fenômeno será visível como parcial em todo o restante do Brasil.

    Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

    A principal diferença é que no eclipse anular a lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do sol.

    Os eclipses anulares do sol não são raros, a questão é que é visível como anular em apenas uma faixa estreita da Terra. E numa faixa maior é visto como parcial. O mesmo ocorre com os eclipses totais do sol.

    O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. No ano que vem teremos um eclipse total do Sol visível como total nos Estados Unidos e depois teremos em 2 de outubro um eclipse anular do sol visível como anular no extremo sul da América do Sul. Somente em 6 de fevereiro de 2028 haverá um outro eclipse anular visível no Brasil e a faixa de anularidade passará somente pela região norte brasileira.

    Segundo Josina, este eclipse anular do sol de 14 de outubro será visível como parcial em todo o Brasil. Será visível como anular em uma faixa de terra que passa pelos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

    Quanto mais distante da faixa de anularidade estiver o observador, menor será a parte do sol encoberta pela Lua.

    No Rio de Janeiro será visível somente como parcial, tendo início às 15h43. O máximo do eclipse ocorre às 16h51 e o evento termina às 17h50 – totalizando 2 horas e 7 minutos de eclipse.

    F5online