Página inicial

Notícia > Policial

  • 29.05.2023 - 14:26

    Dubai II: operação da PF prende um dos responsáveis por invadir área ambiental na Praia do Sol


    Com alcunha de Biu da Burra, Severino foi preso pela PF Com alcunha de Biu da Burra, Severino foi preso pela PF

    Uma operação da Polícia Federal prendeu na manhã do último sábado (27), Severino Henrique de Lima, vulgo Biu da Burra braço armado da organização criminosa, que lidera desde maio de 2021 um grupo de pessoas responsável pela invasão da Fazenda Paratibe nas imediações da Praia do Sol no Bairro de Gramame em João Pessoa.

    Segundo os primeiros levantamentos, ao lado de Cláudia Alves Bezerra, Biu da Burra comercializava terrenos e oferecia segurança para pessoas que adquirissem lotes na região. 

    Um laudo em poder das autoridades aponta que até dezembro de 2022, cerca de 45 hectares de vegetação dos biomas manguezal e mata atlântica podem ter sido completamente destruídos pela ação dos invasores que construíram barracos de lona para simular que moram na área.

    Todavia, a reserva praticamente não é habitada, até porque não há infraestrutura para tanto. Os barracos foram feitos para sugerir a suposta existência de um assentamento de famílias na área, o que, de fato, não existe.

    Sob o comando de Claudia Bezerra e Biu da Burra, quem comprou um lote na área é orientado a entrar num grupo de whatsapp de onde Cláudia dá ordens e cria normas com níveis distintos de hierarquia, de modo que, quando há qualquer movimentação por parte de autoridades públicas, a liderança do movimenta convoca os invasores para virem massivamente à área, acompanhados de suas esposas e filhos, para ocuparem os barracos de lona e fingirem utilizar a área para fins agrícolas.

    Informações preliminares apontam que, nos últimos meses, Claudia e Biu divergiram na divisão de tarefas na ocupação e os dois brigaram a ponto de Biu da Burra ter sido praticamente excluído das reuniões e grupos de whatsapp de Cláudia. 

    Moradores disseram às autoridades que, em virtude das divergências entre ambos, Cláudia ficou com um pedaço da terra e Biu da Burra com a outra parte da área ocupada. 

    Biu da Burra é apontado como um dos possíveis braços armados da organização criminosa e, nessa condição, só andava portando duas espingardas. Trata-se de indivíduo de alta periculosidade, que já foi condenado por vários crimes, de roubo de gado a homicídio, já tendo cumprido pena no passado. Desde o ano de 2003, encontrava-se foragido, em virtude de ter sido decretada a sua prisão preventiva, em processo criminal por crime de homicídio praticado naquele ano. 

    Foi com base nisso que a Polícia Federal encontrou elementos para efetuar sua prisão.

    Biu da Burra foi transferido para a Central de Polícia e deve ser levado para Audiência de Custódia nesta segunda-feira. 

    Cláudia Alves, nega o envolvimento com a venda de lotes ilegais na região. Ela diz que é presidente de uma Associação de Moradores da área e que luta em prol de pessoas que não possuem moradia própria. 

    Nos bastidores as informações apontam que as autoridades já possuem elementos que comprovam o desmatamento, o porte ilegal de armas por parte dos ocupantes da área e que novas operações serão realizadas para desbaratar a quadrilha da área que já está sendo chamada de Dubai II.