Página inicial

Notícia > Brasil

  • 06.06.2014 - 18:46

    Dilma continua em queda, e cresce indefinição do eleitor, aponta Datafolha


     Divulgada pela Folha de S.Paulo, a pesquisa de intenções de voto para presidente do instituto Datafolha confirma a lenta tendência de queda da presidente Dilma Rousseff. Em relação a maio, data do levantamento anterior, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, caiu dez pontos percentuais.

    No entanto, os principais adversários de Dilma não ocupam essa brecha. Juntos, eles somavam 38% na pesquisa anterior. Agora, recuaram para 35%. 

    Em relação a maio, os dois principais rivais de Dilma variaram negativamente. O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, oscilou um ponto para baixo. Agora está com 19%.

    O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) recuou quatro pontos. Com 7%, ele aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 4%.

    O cenário indica um aumento da dúvida do eleitor sobre em quem votar nas próximas eleições. O total de eleitores que não sabem em quem votar subiu de 8% para 13%. Além disso, outros 17% afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.

    Segundo a Folha de S.Paulo, combinados, esses números podem ser um sinal de forte desalento em relação à disputa. Na comparação com os mesmos períodos de eleições anteriores, a atual taxa de eleitores sem candidato (30%) é recorde desde 1989.

    O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

    (Com informações da Folha de S.Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/bknBxT