Página inicial

Notícia > Ciências

  • 06.07.2014 - 18:24

    Dieta e perda de peso combatem a gordura no fígado


     P: Meu filho tem 22 anos e gordura no fígado. Que tipos de alimentos ele deve evitar?

    R: O acúmulo de gordura no fígado, ou esteatose hepática, é uma doença que está intimamente ligada à crise de obesidade, é um fator decisivo de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos e diabete tipo 2 e, em casos mais graves, pode levar ao colapso do órgão. Não há nenhuma dieta "oficial" relacionada ao seu tratamento, mas a possibilidade de que certos alimentos possam estimular a doença é um fator que vem atraindo a atenção dos cientistas.

    Os pesquisadores sugerem que certos elementos ‒ como a gordura trans, os óleos ômega-6, as frituras e a frutose, entre outros ‒ sejam os grandes vilões, mas, entre eles, talvez o que mais chame a atenção seja o açúcar, em parte porque seja metabolizado no fígado e faça aumentar o nível dos triglicérides no sangue, que também são um tipo de gordura.

    Estudos sugerem que seu consumo contribua para o acúmulo de gordura no fígado; há também dados que indicam que pessoas que possuem variantes genéticas associadas à esteatose hepática são ainda mais sensíveis ao aumento de gordura no fígado resultante de açúcar e carboidratos refinados.

    Um dos primeiros conselhos que os médicos dão aos pacientes que sofrem do mal é cortar as bebidas doces, mas há profissionais que afirmam que quem sofre da doença geralmente está consumindo calorias excessivas de todo tipo, não só açúcar.

    Geralmente se recomenda evitar os alimentos muito processados, fáceis de consumir em grandes quantidades, quase sempre pobres em fibras e nutrientes. Estudos preliminares até agora mostraram que quem sofre do mal responde bem à dieta mediterrânea, que inclui muitos alimentos frescos, nozes, azeite, aves e peixes.

    Entretanto, por enquanto o único método comprovado de reduzir o nível de gordura no fígado é a perda de peso. O médico pede um emagrecimento inicial de pelo menos dez por cento do peso corporal, controle do consumo de fast-food e exercícios regulares.

    The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times