Página inicial

Notícia > Saúde

  • 29.08.2021 - 06:06

    Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para os riscos para a saúde


    Neste domingo (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Há 35 anos a data alerta para os riscos provocados à saúde pelo tabagismo. 

    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o consumo do cigarro está relacionado com, aproximadamente, 50 enfermidades.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas ao ano, sendo 7 milhões de resultado do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão são decorrentes dos não-fumantes, frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram ainda que 443 brasileiros morrem por dia devido ao tabagismo. 

    "O cigarro ou qualquer forma de inalação é responsável por levar partículas nocivas ao pulmão, consequentemente causando alterações e mortes de algumas células ou até mesmo fazendo com que algumas se regenerem de maneira errada. É esse processo que leva a uma mutação dessas células e acarreta o amplamente conhecido e danoso câncer de pulmão, por exemplo", explica o especialista. 

    Além do câncer de pulmão, Arbex alerta para diversas outras doenças ligadas ao hábito de fumar, como o enfisema, também conhecido como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou a bronquite crônica, e os problemas como derrames, infartos, amputação de perna, doenças vasculares ou cardiovasculares e a própria pneumonia. "Canceres como de bexiga, cabeça, pescoço, língua e boca também estão intimamente ligados ao tabagismo", diz. 

    Diante desse cenário, Arbex comenta que embora as estratégias de tratamento tenham evoluído consideravelmente nos últimos anos, evitar o tabaco é sempre o melhor caminho. "Aqueles que não conseguirem abandonar o hábito por vontade própria, ainda podem buscar ajuda em grupos de apoio, com psicólogos ou até mesmo através do uso de medicamentos indicados por um profissional especializado, como a reposição de nicotina através de adesivo transdérmico e goma de mascar".