Página inicial

Notícia > Municipal

  • 08.05.2015 - 04:01

    Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado


     O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015, que acontece de 04 a 22 de maio, será neste sábado, dia 09 de maio, em todo o país. Em Patos/PB, a meta geral a ser alcançada é de 23.925 pessoas. A nível de Brasil são mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a vacinação de cerca de 49,7 milhões de pessoas.

    Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

    De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Socorro Guedes, as unidades básicas de saúde estarão abertas no próximo sábado dia 09, das 08h às 17h, para receber as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para tomar a vacina.

    A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe tem como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”, que reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação.

    HPV

    A coordenadora Socorro Guedes ainda lembrou que a vacinação contra o vírus HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, está acontecendo normalmente nas unidades básicas de saúde. Aproveitando o ensejo do Dia D de Vacinação contra a gripe, as meninas de 11 a 13 anos podem se dirigir às unidades neste próximo sábado (09), e receber a primeira ou segunda dose da referida vacina.