Página inicial

Notícia > Municipal

  • 19.07.2014 - 05:44

    DGAs II e VI: Núcleos atendem cerca de 29 mil pessoas


     Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF II e VI), que atuam como estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família) da cidade de Patos-PB, estão realizando uma série de atividades envolvendo o trabalho de matriciamento sobre diversos temas de interesse das equipes de saúde das unidades dos bairros Bivar Olinto, Morro, Maternidade e Assentamento Campo Comprido. A população atendida gira em torno de 29 mil pessoas.


    De acordo com a coordenadora dos NASF II e VI, Edite Porfírio de Medeiros, o cronograma dos NASF prevê visitas domiciliares, atividades do programa Saúde na Escola, matriciamento com equipes de saúde, atividades com grupos das unidades de saúde e educadores físicos que realizam atividades em praça pública.


    Dentro das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), os enfermeiros do PROVAB estão dando continuidade ao projeto Olhar Brasil, que tem como objetivo atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano).


    Nessa terceira semana do mês de julho será feito o trabalho de matriciamento com os técnicos de saúde bucal com o tema da Biossegurança, onde serão abordados as formas de prevenção de acidentes de trabalho nos estabelecimentos de saúde. Durante o matriciamento são compartilhadas informações importantes sobre temas que são elencados pelas próprias equipes participantes. Os técnicos em enfermagem já foram submetidos ao matriciamento sobre Bissegurança.


    Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), são formados por equipes multiprofissionais compostas por nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, educador físico, assistente social, psicólogo e pediatra.