Página inicial

Notícia > Brasil

  • 27.10.2013 - 07:02

    Datafolha diz que 95% dos paulistanos desaprovam \"black blocs\"



    do BOL, em São Paulo

    De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo, 95% dos paulistanos desaprovam a atuação dos chamados "black blocs" --manifestantes que praticam o confronto com as forças policiais e a destruição de agências bancárias, lojas e prédios públicos como forma de protesto.

    O número é resultado de pesquisa Datafolha feita na sexta-feira com 690 pessoas. A margem de erro máxima da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

    Na mesma sexta-feira, durante manifestação promovida pelo Movimento Passe Livre no centro de São Paulo, "black blocs" agrediram o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi -a arma dele também desapareceu. Além disso, caixas eletrônicos, ônibus e cinco cabines de venda de bilhete único foram destruídos.

    Quanto maior a faixa etária, maior a reprovação aos métodos dos "black blocs".

      Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress  
    \"\"

    Assim, se 87% dos jovens de 16 a 24 anos os desaprovam, entre os mais velhos (60 anos e mais) o índice atinge virtualmente a totalidade dos entrevistados (98%).

    Quando se pergunta se as manifestações foram mais violentas do que deveriam ser, violentas na medida certa ou menos violentas do que deveriam ser, três quartos (76%) dos paulistanos escolhem a primeira alternativa: mais violentas do que deveriam ser.

    O número de pesquisados que consideram que os manifestantes foram violentos na medida certa é de 15%, e 6% acreditam que eles foram menos violentos do que deveriam ser.

    O Datafolha pediu aos entrevistados que avaliassem a atuação da PM segundo os mesmos critérios. Para 42%, a polícia se excedeu; 42% consideram o grau de violência adequado e 13% dizem que a polícia foi menos violenta do que deveria.

    (Com informações da Folha de S. Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/bsljk