Página inicial

Notícia > Municipal

  • 27.03.2020 - 10:47

    Covid19 força prefeitura higienizar pontos de atendimento de saúde; ação que deveria ser rotineira


    A chegada do Covid-19 à Paraíba já começa emitir os primeiros sinais de mudança de comportamento por parte das pessoas e dos poderes públicos, especialmente no chamado quesito higienização.

    Nesta sexta-feira (27), por exemplo, a prefeitura de João Pessoa distribuiu release informando que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Oceania, no bairro de Manaíra, foi o primeiro equipamento de saúde da Capital a passar por um processo de higienização especial com objetivo de evitar a contaminação por coronavírus. A ação foi determinada pelo prefeito Luciano Cartaxo e se será estendida a todas unidades de saúde do município ao longo dos próximos dias.

    É de se acreditar que desde inauguradas, nenhuma unidade de saúde – seja ela municipal, estadual ou federal – tenha passado por um processo tão cuidadoso de limpeza. Para se ter uma ideia, a higienização na UPA do Oceania foi feita em pontos de contato externos da unidade, como grades, postes, guarda-corpo e o piso, e também em setores internos e contou com máquinas de pulverização. A força-tarefa foi composta pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

    “É mais uma ação para combater o covid-19, fortalecendo a nossa rede de saúde, dando garantias para os profissionais que estão na linha de frente e aos usuários que procuram os serviços de saúde”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano do Município (Sedurb) e que também coordena a força-tarefa. “Por serem áreas de grande circulação de pessoas, o prefeito pediu para a gente fazer esse trabalho preventivo”, concluiu.

    A diretora da UPA Oceania, Tatiane Coelho, disse que a unidade passa por serviços de dedetização e higienização regularmente, para controle de pragas e evitar outras contaminações. Diante da pandemia de coronavírus os trabalhos foram reforçados e ampliados para outras áreas. “Garante mais segurança, porque inclui setores isolados, principalmente aqueles que não têm circulação de funcionários e usuários, além de banheiros, expurgos, entre outras”, explicou Tatiane, acrescentando que dos casos com sintomas suspeitos de covid-19 que deram entrada na UPA, nenhum um foi confirmado.

    Entre os usuários a medida é vista como positiva, como destacou o comerciante Ramalho da Siva. “A gente saí de casa tomando todos os cuidados e espera chegar num lugar púbico como esse e ver que as pessoas também estão tomando as medidas. Isso passa mais segurança, com certeza. Não é fácil combater esse vírus, mas a gente tem que fazer a nossa parte, como o pessoal do hospital também está fazendo”, afirmou.

    Zennedy Bezerra lembra que a ação de limpeza já foi realizada na base do Sam, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), e nos mercados públicos. “Este trabalho de prevenção é mais uma medida contra a propagação da Covid-19 e será permanente”, explicou o secretário.

    Depois da Upa Oceania será a vez das UPAs de Cruz das Armas, Bancários e Valentina. Em seguida, será a vez do Hospital Santa Isabel, Valentina, Ortotrauma, Instituto Cândida Vargas e Samu receberem o serviço de limpeza especial. Confira o cronograma:

    Dia 30/03 – Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Cruz das Armas.

    Dia 30/03 – Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Valentina.

    Dia 31/03 – Unidade de Pronto Atendimento (Upa) dos Bancários.

    Dia 01/04 – Hospital Santa Isabel.

    Dia 02/04 – Hospital do Valentina

    Dia 03/04 – Hortotrauma de Mangabeira

    Dia 04/04 – Instituto Cândida Vargas

    Dia 07/04 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

    Quem sabe agora, mesmo depois de superada a pandemia do Covid-19 as autoridades fiquem mais atentas e transformem em ação rotineira a limpeza e higienização dos órgãos de saúde e de todos os equipamentos de atendimentos à população.

    (MOMENTOPB com Secom/JP)