Página inicial

Notícia > Mundo

  • 20.02.2023 - 07:40

    Coreia comunista dispara mísseis na costa do Japão e provoca reação dos EUA e da Coreia do Sul


    A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos em sua costa leste neste domingo (19). Enquanto isso, a  irmã de Kim Jong Un alertou sobre “usar o Pacífico como nosso campo de tiro”.

    Os mísseis foram lançados na manhã de segunda-feira, horário local, e caíram no mar fora da zona econômica exclusiva do Japão, disse a guarda costeira do país.

    Não houve relatos de danos a aeronaves ou embarcações.

    O Ministério da Defesa do Japão disse que os lançamentos de mísseis “ameaçam a paz e a segurança do Japão, da região e da comunidade internacional”.

    A mídia estatal da Coreia do Norte, KCNA, confirmou que disparou dois projéteis, visando alvos a 245 milhas e 209 milhas de distância.

    Ele disse que o “lançador de foguetes múltiplos mobilizado no disparo … é um meio de arma nuclear tática” capaz de “paralisar” um aeródromo inimigo.

    O incidente ocorre apenas dois dias depois que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental no mar na costa oeste do Japão, no que a mídia estatal descreveu como uma medida para fortalecer sua capacidade de ataque nuclear “fatal”.

    Em resposta ao lançamento de sábado, os EUA e a Coreia do Sul realizaram exercícios aéreos conjuntos no domingo.

    Esses exercícios provocaram um alerta de Kim Yo Jong, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

    Ela disse que a Coreia do Sul e os Estados Unidos estavam “mostrando abertamente sua perigosa ganância” e fazendo uma “tentativa de obter vantagem militar e posição predominante na Península Coreana”.

     “Advirto que observaremos cada movimento do inimigo e tomaremos uma ação correspondente, muito poderosa e esmagadora contra todos os seus movimentos hostis a nós”, acrescentou.

    “Não há mudança em nossa vontade de fazer com que os piores maníacos que escalam as tensões paguem o preço por suas ações.

    “Estamos examinando cuidadosamente a influência (os exercícios militares) exerceriam na segurança de nosso estado.

    “A frequência de uso do Pacífico como nosso campo de tiro depende do caráter de ação das forças dos EUA.”

    A Coreia do Norte diz que os exercícios militares são um ensaio para a invasão, mas a Coreia do Sul e seus aliados dizem que estão na defensiva.

    Com Gazeta Brasil