Página inicial

Notícia > Mundo

  • 04.06.2015 - 05:45

    Cartunista iraniana é condenada a 12 anos por insulto


     A cartunista política iraniana Atena Farghadani foi condenada a 12 anos de prisão após ser considerada culpada de "insultar membros do parlamento com desenhos" e "insultar o supremo líder iraniano".

    As acusações resultam de um desenho animado que Farghadani publicou na internet que mostrava membros do parlamento iraniano com cabeças de vacas e macacos.

    Farghadani também foi acusada de se "reunir e instruir indíviduos contrários à Revolução e seitas desviantes" porque ela se encontrava com parentes de presos políticos e membros da religião Baha‘i durante uma exposição das pinturas de manifestantes mortos pelo governo iraniano.

    A cartunista de 28 anos já ficou presa por nove meses enquanto aguardava o julgamento. De acordo com a Anistia Internacional, Farghadani foi libertada da prisão em novembro passado, mas presa novamente em janeiro de 2015 após fazer um vídeo descrevendo maus tratos na cadeia.

    Após a segunda prisão, ela fez greve de fome e sofreu um ataque cardíaco. Depois disso, Farghadani foi transferida para um centro de detenção e terminou sua greve de fome.

    Leia mais em: http://zip.net/bprnJy bol