Página inicial

Notícia > Mundo

  • 10.08.2023 - 10:20

    Candidato assassinado denunciou membro do Foro de São Paulo de crimes contra humanidade


    Ex-presidente Rafael Correa, membro do Foro de São Paulo, foi denunciado Ex-presidente Rafael Correa, membro do Foro de São Paulo, foi denunciado

    Fernando Villavicencio, de 59 anos, político, jornalista investigativo e candidato à Presidência do Equador pelo partido conservador Movimento Construye (MC25), foi morto em um ataque a tiros nesta quarta-feira (9). Sua carreira foi marcada por denúncias de corrupção, a defesa dos direitos indígenas e dos trabalhadores, e uma postura opositora ao governo atual.

    Como jornalista, Villavicencio não hesitou em enfrentar figuras poderosas, acusando o ex-presidente Rafael Correa, membro do Foro de São Paulo, de crimes contra a humanidade. Essas denúncias o levaram a ser condenado a 18 anos de prisão por injúria contra Correa em 2014, resultando em um exílio temporário no Peru.

    Em sua trajetória política, Villavicencio integrou a Comissão de Fiscalização da Assembleia entre 2021 e 2023, apresentando 24 relatórios contra uma grande hidrelétrica no país por falhas estruturais. Ele se declarava como centro-direita e suas bandeiram eram a defesa de causas indígenas e trabalhistas.

    O candidato era conhecido por se posicionar como opositor do atual presidente do Equador, Guillermo Lasso.

    Hora Brasília