Página inicial

Notícia > Municipal

  • 07.05.2014 - 04:31

    Campanha de vacinação contra HPV encerra esta semana


     A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do Setor de Imunização, orienta as pessoas que fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o prazo de imunização, que vai até a próxima sexta-feira, dia 9 de maio. 

     

    De acordo com a coordenadora técnica do Setor de Imunização do município, Socorro Guedes, todas as unidades de saúde da família estão abastecidas, e a maioria delas vêm registrando uma boa demanda de pessoas vacinadas.

    Ela faz um convite às pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina contra a gripe. “Conclamo as pessoas para que vão tomar a vacina, e ainda levem as crianças e as pessoas idosas. Para atender as pessoas acamadas e impossibilitadas de se locomoverem, as equipes de saúde estão realizando visitas domiciliares e aplicando a vacina”, informou Socorro Guedes.

    Neste ano serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, população indígena, gestantes, mulheres no período pós-parto, crianças de seis meses a cinco anos de idade e profissionais da saúde.

    A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e inclusive óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

    Confira as últimas datas do cronograma de vacinação na zona rural de Patos:

    07/05/14 – quarta-feira: Sítio Serrote Liso

    08/05/14 – quinta-feira: Vacinação de pacientes acamados

    09/05/14 – sexta-feira: Busca ativa – pacientes faltosos 

    HPV

    A campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero, continua vigorando durante todo este ano, inclusive com demanda espontânea, sendo oferecida nas unidades de saúde da família. Neste ano de 2014, meninas dos 11 aos 13 anos receberão as duas primeiras doses necessárias à imunização, a dose inicial e a segunda seis meses depois. A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira.