Página inicial

Notícia > Municipal

  • 04.09.2013 - 08:16

    Campanha de Vacinação atualiza 2.726 cadernetas em Patos


    A Coordenadora Técnica do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Socorro Guedes, divulgou nesta terça-feira, dia 03 de setembro, os números alcançados na Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação, aberta dia 24 de agosto e encerrada no último sábado, dia 31.

     

    De acordo com Socorro Guedes, um total de 7.152 crianças de 0 a 5 anos, compareceram às Unidades Básicas de Saúde. Destas, 2.726 tomaram alguma vacina que estava atrasada. O restante, 4.426 crianças, estavam com seus cartões atualizados.

     

    “A Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação alcançou nossas expectativas aqui em Patos, pois recebemos um total de 7.152 crianças de 0 a 5 anos, sendo que dessas apenas 38% tomaram alguma vacina em atraso. Isso comprova que os resultados anteriores, onde o município vem alcançando as metas de vacinação desde o início do ano, a exemplo da Campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), que no mês de junho imunizou 98% das crianças com idades entre seis meses e quatro anos”, conta a coordenadora.

     

    Socorro Guedes ainda destaca o trabalho da Atenção Básica, através dos agentes comunitários de saúde, que realizam a busca das crianças que precisam tomar as vacinas determinadas pelo Ministério da Saúde de acordo com cada campanha. “O trabalho dos agentes é muito importante para que possamos sempre alcançar bons resultados. Quero também agradecer a todas as equipes de Saúde da Família que se empenharam na campanha, como também aos pais das crianças que atenderam ao chamamento do Ministério da Saúde”, afirma.

     

    Vacina tetra viral

     

    Em relação à campanha da Vacina Tetra Viral, a coordenadora Técnica do Setor de Imunização informou que o Estado da Paraíba já recebeu as vacinas, porém, capacitará todos os coordenadores municipais e equipes de saúde da família antes de iniciar a campanha.

     

    A vacina tetra viral substituirá a tríplice viral utilizada para combater caxumba, rubéola e sarampo, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1992. Além da imunização para as três doenças citadas, a tetra viral imunizará contra a varicela, conhecida como catapora.