Página inicial

Notícia > Ciências

  • 10.04.2013 - 08:56

    Buraco Negro acorda, atormenta e devora Planeta


    Astrônomos têm observado o repentino brilho de uma galáxia e imaginado que isso tenha um significado: um buraco negro supermassivo acordou depois de um longo período de hibernação. Tecnicamente, apesar, dos buracos negros estarem sempre acordados, um grande corpo planetário na verdade passou tão perto do objeto que pôde sentir a atração gravitacional monstruosa. Isso é o que acontece quando você resolve brincar com um horizonte de eventos, pensam os cientistas.

    A descobera foi feira pelo observatório espacial europeu INTEGRAL, que fica vasculhando o cosmos atrás de raios-gamma de alta energia e de raios-X. Enquanto realizava um estudo numa galáxia diferente, o INTEGRAL, que é a sigla para INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory, registrou um brilho surpreendente da NGC 4845, uma galáxia espiral localizada a aproximadamente 47 milhões de anos-luz de distância da Terra. Observações seguintes, realizadas com o XMM-Newton da ESA, com o Swift da NASA e com o MAXI X-Ray Monitor, japonês, a bordo da ISS confirmaram, que depois de décadas de silêncio, a NGC 4845 está agora num banquete.

    O brilho em raios-X alcançou seu pico em Janeiro de 2011 e então lentamente diminui no decorre de um ano.

    “A observação foi completamente inesperada, de uma galáxia que estava tranquila por no mínimo 20 a 30 anos”, disse Marek Nikolajuk, da Universidade de Bialystok, na Polônia, principal autor do artigo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

    Analisando a energia das emissões e o período de tempo que durou a alimentação, os astrônomos foram capazes de calcular a massa do alimento do buraco negro. Um objeto com uma massa entre 14 e 30 vezes a massa do planeta Júpiter passou tão perto que foi totalmente destruído e formou um disco de acresção de vida curta ao redor do horizonte de eventos do buraco negro. Essa massa é consistente com um grande planeta ou com uma pequena anã marrom que pode ter sido comida ainda viva. A matéria então se espiralou em direção ao buraco negro, gerando massivas quantidades de radiação durante o processo.
     

     

    Mas o horror celeste não para por aí.

    O buraco negro, pesando cerca de 300000 massas solares, atormentou sua presa antes do objeto subestelar ter sido completamente destruído. As emissões de raios-X flutuaram entre 2 e 3 meses sugerindo que o objeto passou perto, sofreu uma extrema força de maré, fazendo com que camadas de gás fossem arrebentadas antes do objeto como um todo ser consumido.

    “Essa é a primeira vez onde nós vemos a destruição de um objeto subestelar por um buraco negro”, disse o coautor do trabalho Roland Walter do Observatório de Genebra, na Suíça.

    O momento para detectarmos esse evento na NGC 4845 não poderia ter sido melhor. No final do ano, uma nuvem de gás é esperada que seja consumida por um buraco negro supermassivo que vaga no centro da nossa galáxia. A nuvem possui extremas destruições causadas por maré e os astrônomos estão observando sua queda no fundo do núcleo da Via Láctea, embora nós estejamos a uma distância segura desse canibalismo galáctico, nós provavelmente conseguiremos detectar as altas energias que serão emitidas durante o processo.