Página inicial

Notícia > Municipal

  • 31.05.2022 - 07:18

    Blogueiro de Ingá faz alerta às autoridades para risco de rompimento da parede de açude


    *Vavá da Luz

    O  Açude da fazenda Cardosos, conhecido pela população Ingaense como  A SUDENE, foi construído nos anos 69/70 com o objetivo de abastecer a cidade Ingá.

    Passados dois ou três anos constatou-se um alto grau da salinidade que era IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO. Dai então foi desativada e abandonada a ponto desse escriba ir aos órgãos competentes e encontrar dificuldades em localiza-la.

    Com o passar do tempo e haja vista não haver uma fiscalização sobre seu uso e principalmente sua manutenção tornou-se um perigo para à população Ingaense como constatada ontem pela defesa civil de ingá que in loco verificou grandes fissuras em seu paredão, arvores gigantes aprofundam suas raízes , enormes formigueiros. e grande vegetação entre outros problemas.

    Verdade que de há muito o Ministério Publico de Ingá, Dra Claudia Cabral Cavalcante, mandou que se fizesse estudos sobre o caso e com o resultado oficiou os órgãos competentes, que por sinal existe um jogo entre a CAGEPA e AESA sobre tal responsabilidade.

    Bem, a AESA sob a Batuta do Dr Porfirio mandou que se viesse uma equipe que começou com a limpeza da barragem para em seguida ir buscar o veneno parada matar os formigueiros e o material para revitalizar o paredão quanto as fissuras. E INTÉ hoje não voltaram, e não tem nada com pandemia, foi antes.

    Hoje mandamos mais uma vez oficio ao Ministério Publico suplicando que providencie com urgência levar ao conhecimento dos órgãos competentes para que se tome uma atitude antes de uma catástrofe.

    OBS : Como ex proprietário das terras onde se encontra o açude encrustado e ex funcionário da Cagepa eu sugiro que seja aberta uma VALVULA de escape que se tem no pé da barragem para poder escoar a agua, por enquanto. O Prefeito de Ingá, Robério Burity se dispõe até, se autorizado aprofundar mais o sangradouro, mas acontece que ele é todo feito em pedra o que torna a missão quase que impossível.

    *Blogdovavadaluz