Página inicial

Notícia > Curiosidade

  • 29.07.2019 - 16:22

    As principais etapas da sexualidade na adolescência


    A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e com as transformações que começam a ocorrer no corpo. Nas meninas, os seios começam a se desenvolver e diversas outras características físicas.

    O estirão – Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

     Menarca – nome da primeira menstruação. O corpo da menina, que já havia ganhado volume, passa a ganhar contornos femininos.

     Semenarca – primeira ejaculação no menino e desenvolvimento dos testículos. Nos meninos a puberdade começa mais tarde, por volta dos 13 anos.

     A masturbação na adolescência dos meninos é um acontecimento muito marcante, que geralmente começa antes da puberdade. É uma atividade importante porque proporciona um autoconhecimento do corpo e das suas sensações e emoções.

     Os adolescentes podem sentir-se culpados com a prática da masturbação, pois em nossa cultura ela está associada a pecado, sujeira e outros mitos.

     Quando chega a adolescência o rapaz fica com a atenção voltada, sobretudo para seus genitais, muitas vezes tem ereção que ele próprio não controla.

     

     Mudanças hormonais

    “ O relógio biológico dispara anunciando que está na hora da criança começar sua longa jornada em direção ao mundo adulto. Nas meninas, entre 9 e 10 anos. Nos meninos, entre 11 e 12. É uma viagem programada pela natureza, que se vale de um poderoso instrumento para agir: os hormônios.”(Içami Tiba, 1994).

    Tudo funciona de acordo com a programação genética.

     

    Prazer sexual

     

    Muitas vezes descobrem pelo acaso, outras vezes são voluntárias e começam a experimentar novas sensações físicas que ainda não conheciam.

    Nas meninas, ocorre principalmente friccionando o clitóris para chegar ao orgasmo. Nos meninos ocorre atrás da excitação sexual. A masturbação é uma atividade importante na vida do púbere.

    Estrogênio- hormônio feminino é ele que causa várias alterações de comportamento podendo dificultar seus relacionamentos.

    Testosterona – hormônio masculino e surge de forma marcante, por volta dos 13 anos. A bolsa escrotal desceu totalmente e a testosterona é produzida em grande quantidade.

     

    Culto pela beleza

     

    Outro aspecto entra em cena: a beleza física.

    Muitos conflitos e problemas emocionais se iniciam nessa fase. A cobrança pelo corpo bonito e perfeito, não apenas em relação a si mesmo, mas também em relação aos parceiros.

     

    Primeira relação sexual.

     

    Adolescência é um período da vida que geralmente se inicia os primeiros contatos sexuais. Nesta fase, dificilmente a primeira vez pode ser considerada uma relação sexual, já que ele pouco se interessa pelo que o outro sente ou deixa de sentir. O jovem estabelece uma relação apenas com os genitais.

    Iniciam-se as experiências do ficar, onde começam a vivenciar novas descobertas de sensações físicas e emocionais.

    “Em relação aos rapazes, nesta fase pode acontecer seu primeiro contato sexual que pode ser uma prostituta ou qualquer outra mulher. Embora seu interesse maior esteja voltado ao seu próprio desempenho, não vai perder a oportunidade de examinar a mulher ao vivo” (Içami Tiba, 1994).

    Em relação às meninas, geralmente acontece de forma diferente. Elas no início da vivência sexual não se interessam tanto pela pornografia como acontece com os meninos.

    Nesta fase os adolescentes por sua impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual não apenas na escola, como também da família, principalmente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

    É importante alertar os filhos sobre as DSTs, procurando não cometer o erro de associar sexo a doenças, causando traumas emocionais que futuramente poderão ocasionar disfunções sexuais na vida adulta, comprometendo o emocional e a afetividade.

    A camisinha é a principal aliada na prevenção de DSTs, portanto os jovens necessitam ter consciência da sua importância e treinar para se adaptar ao uso da mesma.

    A outra questão importante no uso da camisinha é na prevenção de uma gravidez indesejada na adolescência.

    Atualmente o número de adolescentes grávidas em nosso país ainda tem índices elevados e preocupantes.

    A gravidez na adolescência além dos riscos para saúde da mãe e do bebê, pela imaturidade funcional orgânica da jovem, traz várias consequências na vida emocional, na relação familiar, nos estudos, etc.

    A família de uma adolescente grávida, mesmo diante do sofrimento e insatisfação desta realidade, deveria ser o principal ponto de apoio para jovem reencontrar seu equilíbrio emocional neste momento difícil de sua vida.

    A família tem um papel muito importante para o desenvolvimento psicossexual do adolescente. Passar por todas essas transformações físicas e psicológicas que geram vários conflitos existenciais ao lado de uma família com sérios desequilíbrios comportamentais pode levar o adolescente, diante de sua imaturidade emocional a seguir caminhos inadequados como os das drogas, alcoolismo e da delinquência juvenil, que poderão comprometer gradativamente a vida emocional e o caráter deste jovem.

    Procurar ajuda é o melhor caminho para as famílias que estejam vivenciando problemas comportamentais dos filhos adolescentes e a ajuda psicológica é de fundamental importância..

    O serviço de psicologia para a família e o adolescente, também pode ser encontrado na rede pública, que são oferecidos pelas prefeituras e pelo estado.

    Trabalhando a 19 anos em um ambulatório da Secretaria Saúde do Estado de Pernambuco, realizando um trabalho de orientação psicológica com crianças e adolescentes em conjunto com os pais, proporcionaram a essas famílias muitas mudanças satisfatórias na dinâmica familiar e equilíbrio emocional das problemáticas psicológicas das crianças e adolescentes acompanhados no decorrer desses anos. Sinto-me realizada profissionalmente por ter contribuído com essas mudanças.

    Sempre acredito nas possibilidades de mudanças do ser humano.

    Os pais de adolescentes nos dias atuais estão num profundo dilema em relação à educação sexual dos filhos diante das mudanças comportamentais dos jovens nas últimas décadas.

    Os pais nos dias atuais são diferentes dos de antigamente, mesmo assim sentem-se com muitas limitações e inseguranças diante das atitudes dos filhos.

    A verdade é que por querer a felicidade dos filhos muitos pais se perderam pelo medo de impor limites adequados e em muitos momentos não sabem direito o que fazer.

    Os pais na sua grande maioria criam expectativas em relação aos filhos e como é difícil se adaptar a uma realidade que para eles não é satisfatória no que se refere aos planejamentos e ideais da vida dos filhos.

    E comum os pais mais tradicionais se incomodarem quando a criança e o adolescente têm atitudes com conotações sexuais, na maioria dos casos tomam atitudes não adequadas muitas vezes traumáticas.

    A iniciação sexual dos adolescentes acontece cada vez mais cedo causando conflitos e preocupações dos pais.

    Os jovens na maioria dos casos são influenciados por amigos, internet, programas de TV, etc., que estimulam suas mentes de forma precoce.

    A educação sexual nas escolas ainda é o melhor caminho para ajudar crianças e adolescentes a ter informações mais adequadas de acordo com a faixa etária.

    Palestras para os pais promovidas pela escola com profissionais qualificados também é de extrema importância.

    Os pais bem informados através de palestras ou na leitura de livros educativos direcionados a sexualidade se sentem mais seguros e com menos conflitos na hora de repassar as orientações para seus filhos.

    Existe uma vasta bibliografia nesta área nas principais livrarias do país. 

    Fonte: http://sexoemocoes.com.br/sexualidade-na-infancia-e-adolescencia/91