Página inicial

Notícia > Brasil

  • 02.02.2023 - 07:10

    Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com placar recorde e já define Mesa da Casa


    Arthur Lira teve votação recorde Arthur Lira teve votação recorde

    O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reconduzido para mais um mandato, com 464 dos 513 votos. 

    Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar que reuniu 20 partidos, incluindo duas federações partidárias e o PT de Lula e o PL de Jari Bolsonaro.

    É a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara nos últimos 50 anos, segundo a própria Câmara dos Deputados.

    O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, teve 21 votos e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) obteve 19 votos. Apenas 5 votos foram brancos.

    O “bloco” que apoiou Lira reuniu PT, PCdoB e PV, federação que apoiou Lula em outubro, e também o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

    MESA DIRETORA:

    A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados está definida. Na noite da quarta-feira 1˚, os parlamentares escolheram os seguintes nomes:

    Marcos Pereira (Republicanos-SP): 1˚ vice-presidente;

    Sóstenes Cavalcante (PL-RJ): 2˚ vice-presidente;

    Luciano Bivar (União-PE): 1˚ secretário;

    Maria do Rosário (PT-RS): 2˚ secretário;

    Júlio César (PSD-PI): 3˚ secretário;

    Lúcio Mosquini (MDB-RO): 4˚ secretário.

    A cada dois anos, os deputados definem o seu presidente e renovam a Mesa Diretora. Em linhas gerais, ela é o órgão encarregado de decidir sobre assuntos internos da Câmara. O artigo 14 do regimento interno traz aproximadamente 30 atribuições diferentes para a Mesa. Abaixo, algumas dessas funções:

    Dirigir serviços gerais da Câmara;

    Propor ações de inconstitucionalidade (que são julgadas pelo STF);

    Promulgar emendas à Constituição;

    Decidir a quantidade de deputados em cada comissão da casa;

    Autorizar assinatura de convênios e contratos de prestação de serviços.

    De acordo com o artigo 14 do regimento interno, a Mesa deve se reunir quinzenalmente para deliberar e encaminhar medidas. Os membros não podem faltar cinco vezes seguidas. Se isso ocorrer, os integrantes perdem seus cargos.

     

    Além da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, 464 parlamentares reconduziram Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa, em votação recorde.

    Com RevistaOeste