Página inicial

Notícia > Política

  • 23.08.2023 - 06:17

    Após reparação de justiça, Caio da Federal’ retorna ao trabalho na PF


    Caio foi perseguido por Dino Caio foi perseguido por Dino

    O agente da Polícia Federal, Caio Márcio, conhecido como ‘Caio da Federal’, retornou as atividades no órgão público. A reintegração do servidor foi publicada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU). Caio havia sido demitido da PF, acusado de usar o cargo de agente da Polícia Federal para obter proveito de natureza política partidária na disputa ao cargo de deputado federal.

    “Eu tomei posse ontem. Foi publicado no Diário Oficial de ontem a minha reintegração. O ministro Flávio Dino revogou a portaria do dia 16 de junho e foi publicado ontem a revogação do ato de demissão e a minha reintegração”, explicou Caio. 

    A reintegração ocorreu após decisão do desembargador federal Elio Wanderley Siqueira Filho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que considerou que não ocorreu “conduta do servidor em relação às funções inerentes ao cargo de Agente de Polícia Federal com intuito de obter proveito eleitoral, como troca de favores, quebra de sigilo de informações de investigações em curso, entre outras”. 

    Caio revelou que a expectativa é que a decisão se mantenha. “O desembargador entrou no mérito da acusação que eu sofri. Ou seja, valer-se do cargo para obter vantagem político-partidária. Ele (desembargador) disse que em nenhum momento aquelas condutas atribuídas a mim e que geraram a demissão, se configuraram como valimento de cargo”, detalhou à reportagem. 

    “A gente entende que o desembargador entrou no mérito e já afastou que essas condutas que foram atribuídas a mim não configuram valimento de cargo. A perspectiva é que ela se mantenha”, acrescentou. 

    “Ato de justiça”

    À reportagem, ele disse estar muito feliz com a decisão e relatou que passou mais de dois meses afastado, sem receber salário. “Fiquei muito feliz, porque eu passei 65 dias afastado, sem receber salário e uma forte exposição na mídia por conta dessa situação e vi com satisfação essa decisão do desembargador. Agora, concretizando na minha reintegração”, disse.

    “Eu acho que foi um ato de justiça, qualquer operador do direito ver nos atos as condutas que foram imputadas a mim, não existe valimento de cargo”, concluiu.

    Na manhã desta terça-feira (22), Caio estava na sede da PF em João Pessoa cumprindo trâmites burocráticos, entre eles exames físicos e psicológicos, para confirmar a reintegração ao cargo de agente.