Página inicial

Notícia > Brasil

  • 10.11.2023 - 05:52

    Após intermediação de Jair Bolsonaro, brasileiros e familiares são liberados de Gaza


    Brasileiros já podem voltar nesta sexta-feira Brasileiros já podem voltar nesta sexta-feira

    Nesta quinta-feira (9), o ex-presidente Jair Bolsonaro revelou ter intermediado a liberação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Logo após a revelação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, firmaram um acordo para a liberação de 34 brasileiros e seus familiares retidos na em Gaza, conforme informado pelo Itamaraty. A previsão é que a liberação ocorra nesta sexta-feira (10), permitindo que os brasileiros cruzem a fronteira com o Egito.

    Em uma conversa telefônica, Cohen assegurou a Vieira que os brasileiros e seus familiares estarão incluídos na lista de estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira na sexta-feira.

    De acordo com a Representação do Brasil na Palestina, o grupo é composto por 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares próximos que iniciarão o processo de imigração. A maioria são crianças, totalizando 18.

    Os brasileiros e seus familiares estão localizados em duas cidades do sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah, situada na fronteira entre Egito e Gaza, é o ponto de passagem de caminhões com ajuda humanitária. Em Rafah, 18 pessoas, incluindo nove crianças, cinco mulheres e quatro homens, aguardam evacuação. Em Khan Younis, 16 pessoas, sendo nove crianças, cinco mulheres e dois homens, esperam pelo processo de evacuação. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para abrigá-los até que a passagem de Rafah seja reaberta.

    A liberação dos brasileiros e seus familiares resulta das negociações conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com Israel e o Egito. Mauro Vieira tem colaborado nas negociações com o chanceler israelense e o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, desde que a primeira lista de autorizações de saída foi divulgada em 1º de novembro, incluindo quase 500 nomes.

    Hora Brasília