Página inicial

Notícia > Ciências

  • 24.09.2014 - 09:37

    Após cirurgia, modelo transex não quer ser vista como ET


     Depois de passar por uma cirurgia de redesignação genital no começo deste ano,  Andreja Pejic – que antes de chamava Andrej – falou ao jornal The New York Times que está ansiosa para saber se o mundo da moda a aceitará como mulher. Longe das passarelas desde a cirurgia de redesignação genital, a modelo disse que agora tem outras "estratégias".

    "Quero partir para algo mais clássico. Mostrar ao mundo que posso ser acessível, em vez de ser vista como ET, conforme eu me senti durante grande parte da minha carreira. Eu tinha sucesso e era adorada, mas também era considerada um ser estranho. Quero provar que tenho capacidade como qualquer outra modelo e ser tratada e respeitada da mesma forma", falou Andreja.

    Em julho deste ano, a modelo - que em 2011 foi considerada "o rapaz mais bonito do mundo" na capa da revista New York Magazine – contou ao site Style.com  como se descobriu mulher.

    "Eu percebi quem eu era muito nova  - aos 13 anos, com a ajuda da internet - então eu sabia que essa transição, de me tornar uma mulher, era algo que precisaria fazer. Mas não era possível naquele momento e então deixei o sonho de lado e passei a usar a androginia como uma forma de expressar minha feminilidade, sem precisar me explicar demais para as pessoas", contou a top.

    Andreja conta que seus agentes  diziam que ela poderia perder tudo que conquistou após a cirurgia de readequação sexual. Mas, no final do ano passado, encontrou um cirurgião e decidiu fazer a transição.

    Mesmo ansiosa pela volta às passarelas, Pejic disse que não sente vergonha de seu passado.

    "No início, eu me preocupava com o fato de haver tantas fotos minhas por aí como rapaz. Agora sei que meu passado não me torna menos feminina e posso me orgulhar disso. Não preciso enterrar meu passado".

    Hoje em dia, modelos transgêneros estão se tornando mais comuns e assumidos. A top brasileira Lea T, que é musa do estilista Ricardo Tisci, da Givenchy, estreliu campanhas publicitárias e desfiles de grifes.

    Leia mais em: http://zip.net/bjpDJK